A quase paraibana, Uni buss

Fonte: Lexicar
Fotos: Divulgação



A Uni Buss – Carrocerias e Ônibus teve origem na Unisaúde Veículos Especiais Ltda., criada em 1996, em Tramandaí (RS), com o objetivo de transformar ônibus e micros fabricados por terceiros em unidades móveis de saúde. A empresa tem um histórico de nomadismo em sua localização: no ano 2000 transferiu-se de Tramandaí para Caxias do Sul (RS); em 2004 anunciou sua instalação no nordeste, em Teresina (PI) ou João Pessoa (PB), dependendo a escolha de quem oferecesse “mais vantagens“; em 2008, por fim, mudou-se para nova sede em Sapiranga (RS) – já sob nova razão social: Desenvolvimento Industrial de Carrocerias Ltda.

Em 2003, buscando se valer do grande crescimento do mercado brasileiro de micro-ônibus, criou a subsidiária Uni Buss, cujo primeiro (e único) veículo, o micro Athenas, foi lançado no ano seguinte. Tinha estrutura de aço e estilo muito próximo ao da Neobus, cujas carrocerias anteriormente costumava utilizar em suas transformação. Podendo ser montado sobre chassis Agrale e Volkswagen Caminhões, era apresentado em seis versões: rodoviário Ouro (toalete e 22 passageiros), urbano Prata (duas portas e 30 passageiros), escolar Bronze (36 crianças), além do executivo, intermunicipal e unidade móvel de saúde.


Logo depois de lançado, algumas centenas de unidades foram exportadas para a América Latina. Embora sua produção nunca tivesse alcançado níveis elevados, limitando-se à média de dez carros/mês, micros Athenas podem ser encontrados por todo o país, desde a cidade de São Paulo até estados longínquos das regiões Norte e Centro-Oeste. A empresa chegou a fabricar algumas poucas dezenas de carrocerias de maior porte, para ônibus convencionais (com motor dianteiro), a maior parte deles utilizados por órgãos públicos ou como unidades móveis.

A Unisaúde foi uma das empresas envolvidas na chamada “CPI das Ambulâncias”, constituída pelo Senado Federal, em 2006, para investigar fraudes na compra de unidades móveis de saúde por prefeituras municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental