Semob ampliará faixa exclusiva para ônibus na Epitácio Pessoa

Fonte: Mais PB
Fotos: Divulgação



A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) está ampliando as faixas exclusivas para o transporte coletivo urbano. As novas faixas serão implantadas na Avenida Epitácio Pessoa, a partir do cruzamento da Avenida Amazonas (próximo ao Extra) até a Avenida Tito Silva (Miramar), totalizando neste trecho a extensão de 5 quilômetros (km). Com essa medida, a faixa exclusiva para ônibus será ampliada de 7km para 12km.

Todo o trecho está sendo sinalizado horizontalmente (pintura no asfalto) e verticalmente (placas de regulamentação) durante este final de semana. No novo trecho a Semob irá realizar período educativo de 15 dias, antes de iniciar a fiscalização, garantindo sempre um período de adaptação da população.
 
De acordo com o superintendente da Semob, Roberto Pinto, a medida colabora com a redução do tempo de viagem de ônibus. “Nos trechos onde as faixas exclusivas são ampliadas, estamos observando cada vez mais o respeito natural por parte dos condutores e, com isso, os corredores ficam mais livres para o fluxo”.
 
Atualmente, existe faixa exclusiva a partir do anel interno da Lagoa, Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o Terminal, a faixa segue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. A implantação mais recente havia ocorrido em parte, da Avenida Epitácio Pessoa, entre a Praça da Independência e o cruzamento com a Avenida Amazonas (próximo ao Extra).
 
Em todas as localidades onde há faixas exclusivas, o critério para a definição dos trechos foi o número de linhas que circulam no corredor e a existência de vias paralelas por onde os veículos particulares podem circular de maneira alternativa a Epitácio Pessoa.

A implantação da faixa exclusiva trás vantagem para cerca de 270 mil passageiros que circulam diariamente nos ônibus da Capital. Dentre elas, podemos citar o aumento da velocidade operacional dos ônibus; diminuição do tempo do passageiro dentro do veículo, o que permitirá maior fluidez na circulação viária para os ônibus e o aumento da oferta do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental