Cerca de 800 deficientes perdem a gratuidade no transporte coletivo em Campina a partir desta segunda

Fonte: PB Agora
Foto: JC Barboza

Mesmo tendo o direito assegurado pela Constituição Federal, cerca de 800 deficientes perderam a gratuidade no sistema de transporte público de Campina Grande. É que a prefeitura municipal, por meio da gerência de transportes da STTP fez um recadastramento dos deficientes, e a partir desta segunda-feira, 24, o acesso aos ônibus só será permitido com a nova carteira 2015.

Os associados da Associação dos Deficientes Físicos da Paraíba – ASDEPB, que receberam suas carteiras e efetuaram o processo de biometria, garantem que se esforçaram para atender as exigências da PMCG.

Com o final do recadastramento um total de 1772 deficientes ficaram aptos ao beneficio da gratuidade, mas até a última sexta-feira apenas 855 compareceram a STTP para o recebimento da carteira e processo de biometria.

Acesso interrompido – Desta feita 922 beneficiários aptos, e que não receberam as carteiras, ficarão impossibilitados ao acesso gratuito no transporte coletivo a partir desta segunda, 24.

De acordo com a STTP, , mais de 800 beneficiários, de um total de 2572,
deixaram de fazer o processo de recadastramento. Essas pessoas que não se
recadastraram, nos prazos definidos pela STTP, perderam o beneficio e só poderá fazer o novo processo de cadastramento a partir de setembro.

De posse das carteiras, portadores de variadas deficiências com gratuidade
aprovada de acordo com o CID, podem transitar pela cidade sem ter que se
preocupar em colocar a mão no bolso, fazendo uso de seus direitos como cidadão. Elas são confeccionadas e padronizadas e depois de prontas recebem o selo da STTP.

O benefício foi criado de acordo com o cumprimento da Lei Municipal n°1639 de dezembro de 1987, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta firmado no ano de 2005 com a Promotoria dos Direitos do Cidadão. Periodicamente, segundo a assessoria da STTP, a autarquia convoca os beneficiados para o recadastramento e submete novas vagas que são preenchidas de acordo com a perícia médica realizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias Apache Vip IV com a nova identidade da N.S. Penha As novidades da Opção Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 07/2021 Apache Vip V da 1001