Deputado quer gratuidade nos transportes intermunicipais aos portadores de doenças crônicas ou degenerativas

Fonte: Mais Patos
Foto: JC Barboza

O deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), apresentou um indicativo na Assembleia Legislativa da Paraíba para que o Governador do Estado, Ricardo Coutinho, conceda gratuidade nos transportes coletivos intermunicipais do Estado da Paraíba aos portadores de doenças crônicas ou degenerativas, de natureza física, sensorial e neurológica, e ao acompanhante.

A garantia da gratuidade será dada mediante certificação do Código Internacional da Doença – CID, utilizados pelos profissionais da medicina, como nos casos de AIDS, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, osteíte deformante, doença de Parkinson, esclerose múltipla, espondiloartrose anquilosante, fibrose cística, hanseníase, nefropatia grave, hepatopatia grave, neoplasia maligna.

Segundo Nabor Wanderley, é necessária essa gratuidade já que as pessoas portadoras de doenças crônicas ou degenerativas precisam de intenso tratamento e acompanhamento médico continuado que é oferecido muitas vezes por unidades de saúde especializadas que, pela localização, exigem grande deslocamento dos pacientes que podem estar acompanhados ou não, dependendo do quadro clínico diagnosticado.

“Esse deslocamento representa um custo financeiro para uma parcela desse contingente, tornando o tratamento inviável. Outro ponto é a necessidade do acompanhante devido à fragilidade do paciente, o que agrava ainda mais a situação financeira”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental