Borborema não roda mais: fora da licitação, empresa mais antiga de Campina Grande deixa de rodar‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Texto: Josivandro Avelar Fotos: Rodrigo Gomes O fim já era esperado, mas não tardou a acontecer na tarde deste dia 5 de agosto de 2015. Após quase 50 anos de operação, ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Rodrigo Gomes

efbdd dscn2240

O fim já era esperado, mas não tardou a acontecer na tarde deste dia 5 de agosto de 2015. Após quase 50 anos de operação, a Empresa de Transportes Borborema deixou o sistema de transportes de Campina Grande. A empresa não participou da licitação que redefiniu o sistema campinense.

A empresa era uma das mais antigas do sistema, se não a mais antiga. Operava linhas nos bairros de Presidente Médici, Catingueira, Três Irmãs e Catolé de Zé Ferreira.

Foi a primeira empresa a utilizar o sistema de pagamento por fichas, quando ainda se chamava Autoviária Rainha da Borborema. O nome da empresa na época inspirou até mesmo o empresário Arthur Schwambach, que no tempo que morou na cidade, se inspirou no nome para fundar o que seria a Borborema Imperial em Recife.

c1c3d borborema2b1953Ônibus da Borborema em 1953

Nos últimos anos de funcionamento, a empresa funcionava com cerca de 10 veículos, e chegou até mesmo a mudar sua razão social para Trans Borborema, no final de 2012, como última cartada de sua sobrevivência.

Na tarde de hoje, os veículos da empresa fizeram suas últimas viagens. Com isso, uma história de quase meio século chega ao fim.

8ebb0 digitalizar0001

As empresas do Consórcio Santa Verônica – Cruzeiro e Transnacional – deverão assumir as linhas que pertenciam a Borborema.

Campina Grande Transportes e Idalino também fora do sistema

Também deixa as ruas a empresa Campina Grande Transportes – que operava na realidade com o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A empresa operava apenas uma linha com três ônibus. A linha de Catolé de Boa Vista será assumida pelo Consórcio Santa Maria – Cabral e Nacional.

d798d 0826

O Consórcio Santa Maria também deverá assumir a linha de São José da Mata, que era operada pela Idalino Transportes. A empresa está fora do sistema campinense, mas continuará operando linhas metropolitanas, como a que liga Campina Grande ao município de Puxinanã.