Todas as rotas de Campina Grande ao seu alcance‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar

Fotos: Rodrigo Gomes

Ontem mostramos os preparativos da reestruturação do sistema de transporte de Campina Grande, que se encontra em curso e terá início prático na próxima quarta-feira, 5 de agosto. As 4 empresas vencedoras da licitação se organizaram nos consórcios Santa Maria, atuante nas zonas Norte e Oeste, e Santa Verônica, atuante na Zona Sul. Prefixos mudam, nomes das empresas começam a ser substituídos por consórcios e apontam para implantação de pintura padronizada, mas não para por aí. Hoje mostraremos uma ferramenta que será essencial para o usuário do sistema saber quando o ônibus vai chegar no ponto, e principalmente, que roteiro eles fazem. Se você ainda não conhece o sistema campinense, essa matéria é para você.

Como parte do processo de reestruturação do sistema de transporte de Campina Grande, a Prefeitura Municipal criou o projeto CIOM- Central Integrada de Operação e Monitoramento de Transportes. Por meio dela, os usuários podem conhecer os roteiros dos ônibus da cidade, bem como suas paradas. Essa é apenas a primeira etapa do monitoramento do sistema, que será finalizado com o monitoramento completo dos ônibus e a disponibilidade de seus horários através de aplicativos de celular.

A primeira parte do projeto de monitoramento dos roteiros de Campina Grande foi concluída em setembro de 2013, quando todas as rotas dos ônibus foram mapeadas e gerenciadas pela STTP. A segunda etapa foi iniciada em agosto de 2014 e ainda se encontra em andamento, de acordo com a STTP. Consiste em fazer um inventário de todas as paradas de transporte coletivo da cidade e seus distritos. Pelo mapa interativo que já está disponível, esse levantamento já está praticamente concluído, e é natural que ainda falte alguma aqui e ali – este é um projeto em atualização constante.

A próxima etapa do projeto será iniciada em breve e vai consistir no monitoramento dos ônibus via GPS. É por meio dele que os usuários do sistema saberão com precisão em que horário o ônibus vai chegar na parada desejada. É um sistema semelhante ao utilizado nos ônibus do Sistema Integrado Metropolitano de Santa Rita.

Enquanto o sistema de GPS não é implantado nos ônibus campinenses, o CIOM já fornece informações riquíssimas para quem quer conhecer o sistema de Campina Grande, como os roteiros dos ônibus e como as linhas são organizadas. Se em João Pessoa as linhas são separadas conforme o corredor onde passam, em Campina Grande elas são separadas por cores – além de interáreas e distritais.

Siga as cores

As linhas de Campina Grande são organizadas por cores; em alguns casos, fazem itinerários opostos umas das outras como as circulares de bairro de João Pessoa, por exemplo, em outros, são extensivas para outros bairros. A organização por cores é antiga, data da década de 1980, num tempo que essas cores eram visíveis nas lonas dos ônibus.

Hoje, com os letreiros eletrônicos, as cores ficaram na lembrança, mas o modelo ainda vale. Desse modo, os 49 roteiros do sistema de Campina Grande estão distribuídos assim:

  • Linha Azul: 101 e 111
  • Linha Amarela: 020, 022, 220, 222, 202 e 202A
  • Linha Verde: 003A, 003B, 300B, 303 e 333
  • Linha Vermelha: 004A, 004B, 400, 404 e 444
  • Linha Marrom: 055, 500, 505, 550 e 555
  • Linha Laranja: 066 e 660
  • Linha Cinza: 077
  • Linha Branca: 090A, 090B, 900 e 909
  • Linha Preta: 944 e 944A
  • Interáreas: 092, 245A, 245B, 263A, 263B e 922
  • Distritais: 009, 902-Estreito, 902-Salgadinho, 903-São José da Mata, 903-Capim Grande, 903-Mutirão, 903-Tambor, 910-Jenipapo, 944A-Massapê, 955-Santana e 955-Paraná

Para conhecer os roteiros do sistema de transporte de Campina Grande em detalhes, basta acessar o site do Projeto CIOM:

www.ciomcg.com.br

Essa é uma dica valiosa para quem quer conhecer a organização dos roteiros do sistema campinense, a distribuição de linhas e paradas, e descomplicar para quem acha o sistema complicado de entender. No site do Projeto CIOM estão as respostas das suas dúvidas sobre que ônibus pegar em Campina Grande.

As novidades em relação às mudanças do sistema de transporte de Campina Grande continuam. Continue acompanhando o portal para saber mais sobre a reestruturação do sistema campinense.​​

0 comentários em “Todas as rotas de Campina Grande ao seu alcance‏

  1. Eduardo Silva 25 de junho de 2016 / 07:27

    orario de pasagem em bodocomgo do onibos via capim grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *