Redução de jornada é aprovada por trabalhadores da Caio Induscar em Botucatu

Fonte: JC Net Foto: Adriano Minervino A partir do próximo dia 17, cerca de 3 mil funcionários da Caio Induscar, fabricante de ônibus de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), deixarão de trabalhar às ...

Fonte: JC Net
Foto: Adriano Minervino

a5208 967517 599281046783340 760038400 n

A partir do próximo dia 17, cerca de 3 mil funcionários da Caio Induscar, fabricante de ônibus de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), deixarão de trabalhar às sextas. A proposta de redução da jornada e salários em 20%, apresentada pela empresa, foi aprovada por 83% dos trabalhadores em assembleia realizada na última quarta-feira. A mudança é válida por 90 dias e, durante este período, os funcionários terão estabilidade no emprego.

Conforme já divulgado pelo JC, o Acordo de Redução de Jornada foi uma alternativa encontrada pela diretoria da Caio Induscar para evitar novas demissões. De janeiro até agora, segundo apurado pela reportagem, 950 trabalhadores foram mandados embora em razão da crise enfrentada pelo setor de vendas da empresa.

A diminuição de 20% na carga horária e vencimentos atinge funcionários de todos os setores (administrativos e fabris), de todos os níveis hierárquicos, do Grupo Caio Induscar. Segundo a empresa, a proposta será reavaliada à medida em que houver maior volume de vendas e de disponibilidade de chassis.

Para reduzir o impacto do corte nos salários, a Caio Induscar irá adiantar a primeira parcela do 13º salário para cerca de 2.500 trabalhadores (os demais receberam o 13º com as  férias). O valor será dividido em três vezes. A empresa tenta negociar os prazos de empréstimos junto aos bancos conveniados.

Benefícios como plano de saúde, alimentação, transporte, dentista e fisioterapeuta na empresa serão mantidos. Segundo a diretoria da Caio Induscar, o atual quadro de funcionários está estruturado para fabricar 21 carrocerias/dia ou 105 por semana. Contudo, a produção atual está em torno de 80 unidades por semana.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.