Vereador solicita esclarecimentos sobre Integração do Valentina

Fonte: Assessoria Marmuthe Foto: Paulo Rafael Viana / Google Street View Diante da possibilidade de mudança no funcionamento do Terminal de Integração do Valentina de Figueiredo, programada para ...

Fonte: Assessoria Marmuthe
Foto: Paulo Rafael Viana / Google Street View

74eab terminal2bintegra25c325a725c325a3o2btip2bvalentina2bs25c325a3o2bjorge2bboa2bvista2b252822529

Diante da possibilidade de mudança no funcionamento do Terminal de Integração do Valentina de Figueiredo, programada para ocorrer neste sábado (4), o vereador Marmuthe Cavalcanti, presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público, instalada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), acionou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), para que seja apresentada uma justificativa plausível para esta mudança.

Segundo o informativo, divulgado em junho pela Semob e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), o terminal localizado na Rua Flodoaldo Peixoto sofrerá mudança na forma de integração entre os ônibus. “Em vez do atual sistema de ‘integração física’ (transbordo de um ônibus para outro), a integração será ‘temporal’, que é feita com o uso do cartão Passe Legal”, diz o texto divulgado aos usuários dos ônibus do Valentina.

“Essa mudança nos causa preocupação, pois não pode haver prejuízos para aqueles que utilizam os ônibus diariamente. Inclusive, temos uma luta histórica em relação ao transporte coletivo no Valentina, pois mesmo antes de ser vereador já cobrava às autoridades responsáveis melhorias neste sentido. Agora não é diferente! Estamos na luta, ao lado do povo. Por isso mesmo, queremos que a Semob esclareça melhor esta questão e apresente as reais garantias quanto a esta mudança para que a população não fique mais prejudicada do que já está”, afirmou Marmuthe.

Através de seu mandato, o vereador já encaminhou diversos requerimentos à Semob, solicitando melhorias na qualidade do transporte público que atende os moradores do Valentina. Entre eles, destacamos: Requerimento 16079/2015, solicitando mais ônibus da linha 118, para atender a comunidade de Paratibe; Requerimento 14599/2015, pedindo a instalação de um terminal de ônibus no Loteamento Parque do Sol; Requerimento 9913/2014, solicitando um estudo técnico para melhorar o acesso dos ônibus ao Terminal de Integração do Valentina; Requerimento 8237/2014, pedindo a criação de uma linha de ônibus com o percurso Valentina/BR-230/Avenida Pedro II/Centro; Requerimento 7864/2014, solicitando a implantação de um aplicativo sobre a localização e o tempo de espera dos ônibus; entre outras propostas e solicitações, que podem ser comprovadas através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da Câmara Municipal: http://u.to/-ObDCw

442a5 linhas2bvalentina2bonibus2bs25c325a3o2bjorge

“Já temos uma audiência marcada para a próxima semana com representantes da Semob e dos empresários do setor, para dialogar sobre a necessidade desta mudança no terminal de integração do bairro e suas consequências para os usuários, além de melhorias gerais no sistema de transporte coletivo da Capital. Inclusive, lamentamos que esta melhoria não tenha sido eleita como prioridade na última plenária que tivemos do Orçamento Participativo na região do Valentina. Uma excelente oportunidade foi desperdiçada, pois a participação popular é fundamental na construção das mudanças”, avaliou o parlamentar.