Em crise, Itapemirim se desfaz de linhas e vende 40% dos ônibus

Fonte: Gazeta online Fotos: Divulgação / Diego Almeida Na tentativa de segurar seus negócios e manter-se de pé mesmo diante de um cenário difícil para empresas de transportes de passageiros em todo o ...

Fonte: Gazeta online
Fotos: Divulgação / Diego Almeida

67ce1 itapemirim min adf 3874469

Na tentativa de segurar seus negócios e manter-se de pé mesmo diante de um cenário difícil para empresas de transportes de passageiros em todo o país, a Viação Itapemirim, umas das mais tradicionais empresas de transporte do Brasil, vendeu cerca de 40% de sua frota de veículos e transferiu mais da metade das linhas em operação para a também cachoeirense Viação Kaissara. A empresa foi fundada em 1953, pelo empresário Camilo Cola, em Cachoeiro de Itapemirim.

Apesar de estarem situadas na mesma cidade e dividirem, inclusive, espaços, as duas transportadoras garantem que são “empresas distintas”. No total, foram repassadas à Kaissara 68 das 118 linhas que eram operadas pela empresa.

Com a negociação, a Itapemirim permanece operando 50 trechos, o que corresponde a 43% da fatia de mercado em que atuava antes da venda. Na resolução (nº 4662) que oficializa a transferência, publicada no “Diário Oficial da União”, constam o repasse de linhas importantes, como a São Paulo (SP) – Rio de Janeiro (RJ), a Cachoeiro de Itapemirim – RJ, e a SP – Curitiba. O valor da venda não foi divulgado por nenhuma das empresas.

aac06 img 1075bb

O diretor de Operações da Itapemirim, Marcos Poltronieri, nega que a empresa esteja em processo de falência, mas admite que o volume de passageiros caiu nos últimos anos. Segundo ele, as dez maiores empresas de ônibus do país passam por momentos difíceis. Enquanto sobem os custos com pneus, combustível, pedágio e manutenção, e se expandem as políticas de gratuidades, o valor da passagem não é reajustado na mesma velocidade, argumenta. “Ganhar dinheiro com ônibus, hoje, não é tarefa fácil. A gente trabalha muito para ter pouco resultado”, completa.

De acordo com o Diretor de Operações da Kaissara, Fernando Santos, as linhas assumidas pela empresa começam operando com 271 ônibus. “A atual situação econômica crítica do nosso país fará e já está fazendo com que as empresas busquem soluções estratégicas para se adequarem a esse novo cenário. A Kaissara inicia suas operações fazendo seus investimentos de maneira responsável, buscando principalmente a manutenção dos seus postos de trabalho”, aponta.

Pendências

De acordo com o Sindicato dos Motoristas, Ajudantes, Cobradores e Operadores de Máquinas do Sul do Espírito Santo (Sindimotoristas), cerca de mil funcionários estão em processo de migração de uma empresa para a outra. O número foi confirmado pela Viação Kaissara.

O Sindimotoristas reclama que ainda não foi procurado pela Itapemirim para explicar como vai ficar a situação dos motoristas. “Todos estão apreensivos. O que piora é o fato de a empresa ter várias pendências trabalhistas. A gente liga para lá, ela diz que vai pagar, mas não dá um prazo”, argumenta o presidente da instituição, Elias Brito Spoladore.

Marcos Poltronieri nega que a Viação Itapemirim tenha descumprido obrigações trabalhistas.

O diretor de Operações da Kaissara falou com A GAZETA sobre o processo de compra de parte da frota e das linhas da Itapemirim.

A Kaissara tem ligação com o Grupo Itapemirim?

São empresas distintas. Não ocorrerá migração, mas sim assunção da nova empresa para com todas as obrigações trabalhistas. A Kaissara ficará integralmente responsável por regular o cumprimento do contrato doravante, respondendo por todo o passado, após a aquisição de parte significativa das linhas da Viação Itapemirim. Não existirá prejuízo para qualquer trabalhador. Nosso objetivo principal é garantir a manutenção dos empregos dos nossos motoristas e demais colaboradores.

Essas 68 linhas representam cerca de 80% da frota da Itapemirim, como estimam os
sindicatos?

Não, as linhas assumidas pela Kaissara operam com 271 ônibus. Cerca de 40% da frota original da Itapemirim.

Os sindicatos alegam que não foram procurados para tratar da transferência das linhas e migração da mão de obra de uma empresa para a outra…

Por ser uma empresa de abrangência nacional, a Kaissara promoveu encontros com a Comissão de Negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Transportes Terrestres (CNTTT). Nessas reuniões, foram comunicadas as mudanças e garantidos todos os direitos trabalhistas dos colaboradores. Agora, estão acontecendo reuniões com os diversos sindicatos estaduais. São mais de 40, e as reuniões estão sendo agendadas com todos. Com os sindicatos do Espírito Santo, as reuniões devem acontecer ainda nesta semana.

Fusão seria uma tentativa de salvar a viação

Uma das gigantes do transporte de passageiros no país, a Itapemirim enfrenta um cenário onde grandes empresas do setor já declaram encontrar dificuldade para manter-se intactas no mercado em tempo de crise.

Fundada em 1953, em Cachoeiro de Itapemirim, pelo empresário Camilo Cola, a empresa começou com 16 veículos e 70 funcionários. Em 1967, entraram em operação as primeiras linhas para o Nordeste e, com o passar dos anos, novas cidades foram integradas aos itinerários. Em 2006, foi legitimada como marca de alto renome pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

952f1 diplomata260super itapemirim 10211 02

Entre as décadas de 1970 e 1990, as atividades do Grupo Itapemirim foram diversificadas, passando a abranger os segmentos como mineração, agropecuária, restaurantes, hotéis, turismo e concessionárias de veículos.

Executivos do setor de transportes ouvidos por A GAZETA relatam que, há anos, a Itapemirim estaria passando por uma séria crise financeira, que teve início após investidas malsucedidas da empresa no ramo de aviação civil. A fusão com a Kaissara seria uma tentativa de salvar a viação. A estratégia seria utilizar uma marca diferente para tentar atrair investidores e aumentar a credibilidade no mercado, disse uma das fontes ouvidas pela reportagem.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.