Ônibus Paraibanos

Profissionais da Unitrans recebem dicas para controlar o estresse e levar uma vida mais saudável

Fonte: News Comunicação
Fotos: Rodrigo Gomes / Divulgação

Os motoristas, cobradores e manobreiros voltaram nesta segunda-feira (18) ao auditório da Unitrans para mais uma semana de treinamentos do projeto “Operador em Ação”. De hoje até a próxima sexta-feira (22), eles receberão dicas de como controlar o estresse e ter mais qualidade de vida. A palestra ‘Qualidade de vida no trabalho’, que está sendo ministrada pelos instrutores do Sest/Senat, Sigrid Sant’Anna e Estevão Araújo, dá dicas importantes para manter um estilo de vida saudável e faz parte do programa ‘Sest/Senat nas empresas’.

Antes da exposição, Sigrid apresentou aos colaboradores da Unitrans um vídeo que mostra a importância da qualidade de vida, com situações que focam as responsabilidades da empresa e do colaborador para que ambos estejam em sintonia na busca de uma melhor qualidade de vida. Os principais elementos estressores no dia a dia, bem como os meios necessários para manter o equilíbrio e ser uma pessoa mais saudável e feliz foram a tônica das abordagens das palestras. “O trânsito é um grande elemento estressor, então, como não podemos fugir dele, temos que saber controlar o estresse desencadeado por ele e por outros estressores também, como os relacionamentos pessoais, os eventos da vida, as responsabilidades, e o próprio estilo de vida”, argumentou Sigrid,
explicando que o foco da palestra é ajudar as pessoas a não deixar que o
estresse domine a situação porque ele é o principal vilão que estimula o
aparecimento de doenças com a baixa da imunidade, provoca o enfarte, dores musculares, alteração na pressão arterial e no sistema nervoso, e até o envelhecimento precoce.  

Segundo Sigrid, o estresse nem sempre é ruim, só que, quando é recorrente, se torna crônico, e passa a prejudicar a saúde da pessoa. “O estresse bom é aquele que nos motiva, nos estimula a correr atrás de uma promoção, por exemplo, mas quando o estresse advém de problemas financeiros, de relacionamento, que prejudica o sono, as relações, ai ele é perigoso”, destacou a instrutora do Sest/Senat que mostrou slides sobre o assunto abordado. Não guardar todos os problemas para si; Não limitar a vida apenas ao trabalho; Fortalecer o sistema imunológico; Dormir um sono reparador de pelo menos oito horas por dia; Praticar, diariamente, atividades físicas, como caminhadas; e, por fim, procurar ajuda profissional quando não conseguir lidar com a situação foram algumas dicas repassadas para os profissionais da Unitrans para conviver com o estresse sem que ele prejudique a saúde.  

Utilizar os serviços do Sest/Senat, que dispõem de ampla área de lazer, e variados serviços, inclusive de acompanhamento psicológico e nutricional, além de atendimento médico e qualificação profissional, foi o foco da palestra de Estevão Araújo, que lembrou aos profissionais que como funcionários das empresas de ônibus todos têm acesso aos serviços da entidade.  

O que já aconteceu em 2015

No mês de março, a capacitação do projeto “Operador em Ação” foi sobre condução econômica e noções básicas de mecânica, entre os dias 16 e 20, para motoristas, e de 24 a 26, para cobradores. O treinamento de fevereiro foi de abertura do projeto, com todas as explicações sobre as faltas e a premiação dos melhores motoristas no final do ano. O projeto, que existe desde 2011, se constitui num conjunto de capacitações que ocorrerão durante todo o ano para grupos específicos de profissionais dentro da empresa. No final do ano, a Unitrans escolhe os melhores profissionais com base em diversos critérios, dentre eles, o aproveitamento de 100% do projeto ‘Operador em Ação’, ou seja, a participação em todos os treinamentos. Vale lembrar que a proposta do “Operador em Ação” é servir como capacitação tanto para atrair chances reais de crescimento na empresa, como para o aprendizado pessoal de cada um dos colaboradores para melhoria da prestação de serviço. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.