SIM – Sistema Integrado Metropolitano – apresenta para a população de Santa Rita seus novos ônibus

Fonte: Portal Ônibus ParaibanosMatéria / Texto: Josivandro AvelarFotos: Thiago Martins de Souza / Gilberto da Costa Junior A SIM – Sistema Integrado Metropolitano – apresentou na manhã ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Thiago Martins de Souza / Gilberto da Costa Junior

IMG 0785


A SIM – Sistema Integrado Metropolitano – apresentou na manhã deste sábado, 2 de maio, seus novos veículos que já a partir desta semana passam a estar à disposição da população de Santa Rita nas linhas que ligam o município a capital paraibana. A solenidade de entrega aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Santa Rita.

A empresa adquiriu 3 unidades do modelo New Torino, da Marcopolo, encarroçadas no chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz. Com isso, sobe para oito o número de ônibus equipados com motorização adequada as normas do Proconve P7, possibilitando a redução das emissões de poluentes geradas pelos veículos, graças a tecnologia Bluetec5 da Mercedes-Benz.

IMG 0783

Os novos veículos possuem 3 portas, sendo a do meio equipada com elevador para portadores de necessidades especiais, com espaço para a viagem do cadeirante. Possui ainda assentos estofados, garantindo assim uma viagem mais confortável para os passageiros.

DSC08460

Os veículos possuem toda a sua iluminação interna em LED, bem como painel multifuncional em touchscreen que controla a iluminação, as portas, bem como o motorista pode por ela visualizar as portas que estão abertas, o sinal de parada solicitada, entre outras funções essenciais a operação do ônibus, facilitando a vida do motorista. Além disso, o motorista também conta com um assento mais ergonômico, de padrão similar ao utilizado em ônibus rodoviários.

IMG 0789
IMG 0791
IMG 0793

Os faróis e sinaleiras também são em LED, bem como está dotado de luz diurna (daylight) na parte frontal do veículo. As unidades possuem letreiros eletrônicos frontais da marca Inova.

DSC08410
IMG 0788

Os novos ônibus da SIM Transporte receberam as numerações 50.03, 50.14 e 50.16. Além da redução da idade média da frota e atualização tecnológica da mesma, a SIM Transporte também vai aos poucos retirando ônibus não-adaptados para cadeirantes de circulação. Estima-se que no máximo, em 5 anos, toda a frota da SIM será acessível aos portadores de necessidades especiais. A empresa, que até 2011 não possuía nenhum veículo adaptado para cadeirantes, hoje já é a que mais dispõe de ônibus acessíveis entre as metropolitanas da capital paraibana, somando com as três unidades adquiridas 21 ônibus adaptados.

DSC08411

Participaram da solenidade de entrega o fundador da empresa, Aldo Marinho, o gerente de tráfego, Luiz Carlos André, o comandante do BPTran, Coronel Almeida Martins, o deputado estadual Zé Paulo (PC do B-PB), além de funcionários da SIM Transporte.

IMG 0803
DSC08472

Também esteve presente na solenidade o Dr. Samuel Aragão, da ONG Etev – Educar para o Trânsito, Educar para a Vida – da qual a SIM Transporte é parceira. A ONG Etev realiza ações de Educação para o Trânsito, no qual é referência nacional na atividade de educação e segurança no trânsito, e surgiu a partir de iniciativa de Luiz Carlos André em 2008, quando ainda era motorista.

IMG 0774

Desde 2014 como SIM Transporte, a empresa é herdeira de uma história que em janeiro de 2015, completou 40 anos de experiência, tradição e constante evolução e sinergia na prestação de serviços para a população de Santa Rita que se desloca diariamente para João Pessoa.

Mais fotos em: https://ocdholding.wordpress.com/