Bus Train da Hess será testado na Holanda

Fonte: TranspoonlineFoto: Reprodução Mais uma inovação no transporte de passageiros será testada na Holanda. Certamente, você conhece o conceito de um trem em que o vagão puxa o resto da composição, ...
Fonte: Transpoonline
Foto: Reprodução

Hess Bus Train
Mais uma inovação no transporte de passageiros será testada na Holanda. Certamente, você conhece o conceito de um trem em que o vagão puxa o resto da composição, sendo cada unidade com o seu próprio engate. Agora, imagine um ônibus com este conceito. É exatamente o que propõe a empresa suíça Hess, com o modelo Bus Train.

A empresa Arriva, que opera no transporte público na região oriental da Holanda, irá avaliar o Hess Bus Train de duas formas diferentes. Durante as horas de pico do trânsito, o veículo estará com “reboque” de passageiros engatado e, fora destes horários, circulará como ônibus comum. Engatado, o ônibus possui 23 metros de comprimento.
Arriva01
Trata-se de uma solução interessante, sobretudo para as cidades que não operam com o sistema de transporte BRT (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, grande parte da frota articulada ou biarticulada regressa para a garagem fora dos horários de grande movimentação, reduzindo a sua rentabilidade operacional. Dessa forma, com um ônibus capaz de engatar e desengatar o “vagão”, o empresário teria o seu veículo em operação por um período maior, aumentando a sua produtividade.
Uma vantagem significativa em relação aos modelos articulados é que o Bus Train possui um raio de giro até 50% menor, permitindo manobras mais fáceis e o acesso em vias mais estreitas. O modelo já faz parte do portfólio comercial da Hess e tem atraído o mercado por sua característica versátil. A fabricante também atua na fabricação e comercialização de implementos e adaptação para veículos comerciais leves e automóveis.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.