O ônibus pelo retrovisor do progresso

Fonte: Revista AutoBusFoto: Reprodução Magazine das Nações O ônibus vem demonstrando sua grande capacidade de se adaptar as condições de tráfego e das transformações que ocorreram nas cidades, por ser ...
Fonte: Revista AutoBus
Foto: Reprodução Magazine das Nações


LotaC3A7ao Mercedes

O ônibus vem demonstrando sua grande capacidade de se adaptar as condições de tráfego e das transformações que ocorreram nas cidades, por ser um produto flexível. Desde as primeiras máquinas, rústicas por sinal, até os mais modernos veículos, esse meio de transporte sofreu uma constante transformação em pouco mais de 120 anos. 

Este espaço destaca nesta semana a versão lotação, determinação do governo carioca para organizar os serviços de ônibus na década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro. Sobre chassi Mercedes-Benz, importado, a carroçaria é da marca brasileira Grassi, nome precursor na história da indústria de ônibus por aqui. Alguns anos depois, em 1956, a montadora alemã chega definitivamente ao Brasil, iniciando a produção local e a trajetória de sucesso que permanece até hoje. Os caminhões L312, com meia cabine, serviram de base para os primórdios do ônibus Mercedes em escala nacional.