Entenda as mudanças nas linhas 203 e 207

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: JC Barboza/Guilherme Martins

Desde o início do mês de março, a linha 203-Mangabeira/Rangel passou por uma alteração significativa em seu itinerário, bem como a troca de seu ponto final, que sai de Mangabeira VII para as proximidades do Quadramares, atendendo a uma empresa de call center e ao Mangabeira Shopping. Além disso, a linha 207 volta a operar em dias úteis, rodando em caráter integracional de segunda a sábado. Entenda as mudanças e como isso é impactante para quem utiliza as linhas.
203-Mangabeira/Rangel
A linha sofreu 3 mudanças:
  • Teve seu ponto final transferido;
  • Teve seu itinerário alterado;
  • Teve sua frota aumentada.
Vamos explicar ponto a ponto: a linha 203 deixa de passar na Josefa Taveira – há muito tempo eu vivia falando aqui sobre o excesso de ônibus que passavam nessa rua via 2 de Fevereiro, e para mim isso é um grande progresso. A linha passa a entrar na Avenida Alfredo Ferreira da Rocha – a famosa Mangabeira por Dentro – e entra na Elias Pereira de Araújo, de onde segue até o Mangabeira VII e de lá até a Hilton Souto Maior, rumo ao novo ponto final, instalado próximo a esses locais.
O objetivo da mudança é atender a 3 locais de uma tacada só e que criaram uma demanda extra a ser explorada pela linha: o Mangabeira Shopping, a UFPB de Mangabeira e a empresa de call center Contax. Como seria lógico que para estes casos seria necessário deslocar uma linha para Mangabeira por Dentro, foi o que foi feito com o 203, aliviando o excesso de linhas que saem do Rangel para a Josefa Taveira.


A frota foi aumentada: de 8, passa a ter 10 carros, sendo a partir de agora a maior linha do corredor 2. Respondendo a dúvida de um leitor a respeito dos carros que lá rodam, vamos explicar o que acontece: por ausência de veículos titulares em condições, tem sido frequente ver ônibus sem cobrador na linha, mas isso está limitado a no mínimo 2 vagas e esta situação é temporária. Os oito veículos restantes rodam com cobrador.
207-Penha/Mangabeira

Com a alteração do itinerário da linha 203, áreas de Mangabeira VII deixam de ser atendidas pela linha, como o Trauminha, por exemplo. É aí que entra a integracional 207-Penha/Mangabeira.
Isso mesmo que você leu acima: a linha 207 passa a ser integracional de segunda a sábado. Só passará no Rangel nos domingos e feriados – daí manter a sua numeração, tal como o 113 de Gramame, que roda como integracional, sendo radial em suas primeiras viagens. Vamos explicar como é.
Além de ser uma nova opção de linha para o bairro da Penha, a integracional passa a atender o itinerário que o 203 deixou de cobrir por conta da mudança. Com o ponto final na Penha, passa em Mangabeira VII, de lá pela Josefa Taveira, de onde retorna para a Penha, fazendo paradas no ponto final do 203.


A linha roda agora com no mínimo 2 veículos de segunda a sábado fazendo o itinerário acima descrito. Nos domingos e feriados, a linha tem sua frota aumentada em mais um veículo, e faz o itinerário radial via 2 de Fevereiro e Terminal de Integração do Varadouro.
O novo 207 é dupla função como integracional – mas carros com cobrador já foram encontrados na linha. Como radial nos domingos e feriados, aí sim, roda com cobrador.

Avaliação das mudanças

É cedo para discutir mudanças mais efetivas na mobilidade de Mangabeira quanto a inclusão do equipamento Shopping. O trevo ainda não está pronto e é lógico que mudanças definitivas serão observadas quando o equipamento for entregue. A mudança implantada nas linhas já é um progresso significativo. Além de otimizar o 203, já traz a demanda da Alfredo Ferreira da Rocha para essa área. Sempre falei sobre integrar Mangabeira consigo mesma e é isso que de certa forma, mesmo que não seja a mais perfeita delas, foi feito.

O caso do 207 já aponta para o que deve ser feito com as tão faladas linhas da Penha no futuro. É integrar com Mangabeira e daí, seja por modo eletrônico ou físico, para os demais corredores da cidade. O 203 é uma linha que dá esse suporte, pois roda 24 horas e mostra toda a sua versatilidade em atender uma demanda que começa a crescer. Agora resta saber se o Rangel compreenderá as mudanças. Não tenham medo delas, entendo que foi o melhor que puderam fazer.

1 comentário em “Entenda as mudanças nas linhas 203 e 207”

  1. Esclarecido, bacana parabéns ao blog, e aliás ficou bem melhor o 203 por dentro, visto que só 2515 é muito ruim, e que na Josefa Taveira já passam 5209-5206 com muitos carros. E com certeza Mangabeira tem uma linha que atende as principais de Mangabeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança