Biografia de um ônibus: Um ex-opcional de João Pessoa

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Fotos: Rodrigo Fonseca / Acervo Paraíba Bus Team     A Viação São Francisco que opera no sistema intermunicipal de Juazeiro do Norte, Ceará, possui um curiosa frota com ...
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Fotos: Rodrigo Fonseca / Acervo Paraíba Bus Team
 
S%C3%A3o%2BFrancisco%2B174
 
A Viação São Francisco que opera no sistema intermunicipal de Juazeiro do Norte, Ceará, possui um curiosa frota com vários veículos que pertenceram a empresas paraibanas. Um deles chama atenção por pertencer a uma empresa que extinta no sistema pessoense.

O deteriorado 174 da São Francisco foi no passado o 06012 da Boa Viagem que após ser adquirida pelo Grupo A. Cândido, deu lugar a empresa Santa Maria.

O antigo 06012 da Boa Viagem, integrava a frota de veículos “opcionais” da empresa, serviço que oferecia um conforto diferenciado aos passageiros criado em dezembro de 1997.

DSC03080 edit
Layout utilizado pelo serviço opcional, também usado no 06012 quando fazia parte do sistema

Os ônibus opcionais possuíam assentos acolchoados e reclináveis (como os de ônibus rodoviários), frigobar, televisor e video cassete, além de apresentarem uma tarifa mais alta do que os ônibus convencionais. Vale salientar que os produtos que eram vendidos no frigobar não estavam incluso no preço da passagem. Os veículos contavam com 45 assentos, todos com presença de cintos de segurança. No transporte Opcional, nenhum usuário poderia andar em pé. Os carros rodavam de segunda à sexta das 6 h às 18 h (em algumas linhas) e das 10 h às 18:30 h (em outras linhas); nos sábados das 6h às 13:30; e nos domingos e feriados esses carros ficavam recolhidos nas garagens.

DSC03073

As linhas da Boa Viagem que ofereciam esse serviço eram a 105 – Cidade e a 5110 – Circular, sendo que o antigo 06012 era mais presente na 105.