A Rio Tinto e seus micruss

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria / Texto: JC Barboza Fotos: José Aílton Neto / Heron Junior / Jackson Muniz No ano 2000, a Viação Rio Tinto adquiriu cinco unidades do micro-ônibus Busscar ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: JC Barboza
Fotos: José Aílton Neto / Heron Junior / Jackson Muniz

Rio+Tinto+1480

No ano 2000, a Viação Rio Tinto adquiriu cinco unidades do micro-ônibus Busscar Micruss com chassi Volkswagen 8-140 CO. Na época, o crescimento da concorrência desleal e predatória do transporte clandestino nas linhas da empresa fez com que a empresa adquirisse esses veículos oferecendo um transporte mais ágil e confortável.

Esses Micruss inauguraram um novo serviço na empresa, o Express. Internamente possuíam 25 poltronas reclináveis, ar condicionado, som e tv, porém com o tempo, os veículos passaram a operar com ar condicionado desligado, quando a crise no transporte paraibano se agravou.
100 3740

Além desses cinco que a Rio Tinto trouxe 0 km, a empresa trouxe mais um seminovo vindo da Expresso Real Bus com a configuração idêntica dos comprados anteriormente. Esse era numerado como 1445, já os comprados 0 km foram numerados como 1420, 1460, 1470, 1480 e 1490.

RIO+TINTOo

Com o tempo, esses Micruss passaram a não dar mais conta do recado, eram escalados em linhas de grande porte, como quase todas da Rio Tinto, e lotavam rápido, andando quase sempre com passageiros em pé, além de constantemente terem problemas mecânicos. Em 2011 a empresa começou a se desfazer deles, sendo substituídos por Marcopolo Ideale. Boa parte deles foram vendidos a particulares ou a pequenas empresas do interior paraibano.