Série histórica: Caio Amélia na Transnacional

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Marcos Filho / JC Barboza
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team

 

 
 
Lançado em 1980, o Caio Amélia foi uma carroceria adquirida por todas as empresas privadas de João Pessoa. E a Transnacional não foi poderia ser diferente, trazendo unidades semi-novas ex-Rio de Janeiro e veículos herdados de empresas compradas pela TN, principalmente a Nossa Senhora das Neves, empresa de onde veio a maioria dos Caio Amélia da TN, adquirida por ela nos anos 80.
 
Algumas unidades herdadas da São Judas Tadeu e Canaã, empresas também compradas pela Transnacional, também rodaram por algum tempo como TN até a padronização total da empresa. Foram comprados junto a carioca Viação Madureira Candelária, pouco mais de cinco Amélias para substituir parte da frota sucateada vinda da São Judas Tadeu e Canaã.
 
O que foi aproveitado mesmo foi quase toda frota da NSN, vários monoblocos O-364, Incasel Cisne, Torino 83, San Remo I e II, Gabriela e Amélia e os Gabriela foram praticamente todos despachados quando veio a padronização, mas isso levou de dois a três anos no geral (desde o início das atividades da TN só com a Nossa Senhora das Neves até a aquisição da São Judas Tadeu já com a Canaã dentro).
 
 

 

 
Nem a própria SJT havia padronizado a maior parte da frota oriunda da Canaã, estavam todos ainda em péssimo estado como eram na própria Canaã, com todas as cores mantidas e em muitos até o nome da antiga empresa. Os demais veículos vindo dessas empresas, foram substituídos por um grande lote Marcopolo Torino 1983 que tiveram suas frentes e traseiras modificadas para Torino 1989.
 
Os Caio Amélia oriundo da Nossa Senhora das Neves, receberam as numerações de 0707 á 0713 e possuíam o modelo de chassi OF-1313 da Mercedes-Benz. Os carros 0711 e 0713, retratados na matéria, foram alguns dos veículos herdados pela Transnacional da NSN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero