Série histórica: Caio Amélia na Transnacional

Fonte: Portal Ônibus ParaibanosMatéria / Texto: Marcos Filho / JC BarbozaFotos: Acervo Paraíba Bus Team       Lançado em 1980, o Caio Amélia foi uma carroceria adquirida por todas as empresas privadas ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Marcos Filho / JC Barboza
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team

 

0713
 
 
Lançado em 1980, o Caio Amélia foi uma carroceria adquirida por todas as empresas privadas de João Pessoa. E a Transnacional não foi poderia ser diferente, trazendo unidades semi-novas ex-Rio de Janeiro e veículos herdados de empresas compradas pela TN, principalmente a Nossa Senhora das Neves, empresa de onde veio a maioria dos Caio Amélia da TN, adquirida por ela nos anos 80.
 
Algumas unidades herdadas da São Judas Tadeu e Canaã, empresas também compradas pela Transnacional, também rodaram por algum tempo como TN até a padronização total da empresa. Foram comprados junto a carioca Viação Madureira Candelária, pouco mais de cinco Amélias para substituir parte da frota sucateada vinda da São Judas Tadeu e Canaã.
 
O que foi aproveitado mesmo foi quase toda frota da NSN, vários monoblocos O-364, Incasel Cisne, Torino 83, San Remo I e II, Gabriela e Amélia e os Gabriela foram praticamente todos despachados quando veio a padronização, mas isso levou de dois a três anos no geral (desde o início das atividades da TN só com a Nossa Senhora das Neves até a aquisição da São Judas Tadeu já com a Canaã dentro).
 
 
Caio+Am+%C2%AElia+TN+0711

 

 
Nem a própria SJT havia padronizado a maior parte da frota oriunda da Canaã, estavam todos ainda em péssimo estado como eram na própria Canaã, com todas as cores mantidas e em muitos até o nome da antiga empresa. Os demais veículos vindo dessas empresas, foram substituídos por um grande lote Marcopolo Torino 1983 que tiveram suas frentes e traseiras modificadas para Torino 1989.
 
Os Caio Amélia oriundo da Nossa Senhora das Neves, receberam as numerações de 0707 á 0713 e possuíam o modelo de chassi OF-1313 da Mercedes-Benz. Os carros 0711 e 0713, retratados na matéria, foram alguns dos veículos herdados pela Transnacional da NSN.