Mandacaruense com novas aquisições para sua frota

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Jefferson José / Paulo Rafael Viana
Fotos exclusivas: Jefferson José

A Empresa de Transportes Mandacaruense, sediada no bairro de Mandacaru, na capital paraibana, começou nesse finalzinho do mês de abril a adquirir novidades para sua frota. Com exclusividade de Jefferson José, que os fotografou em primeira mão já na garagem da Mandacaruense, apresentamos os ônibus adquiridos pela empresa: dois Comil Svelto, sendo os primeiros desse modelo na empresa e os terceiro e quarto de toda a frota da capital. Confiram aqui na íntegra mais fotos sobre essas novidades!

Tratam-se de dois Comil Svelto (modelo 2000) encarroçados em chassi OF-1418 da Mercedes-Benz. Foram fabricados em 2007, justamente um ano antes do lançamento do modelo sucessor, o Svelto modelo 2008. Sendo assim, esses dois foram um dos últimos Svelto modelo 2000 a serem fabricados. Possuem duas portas, itinerário eletrônico em LED da FRT e bancadas europeias com estofado.
Foto na garagem da Mandacaruense, na última sexta-feira dia 25
Vendo a foto no começo da matéria podemos ver que eles são oriundos da extinta empresa pernambucana Auto Viação Santa Cruz. Essa é a mesma empresa da qual a Empresa Metro, de Bayeux, também adquiriu alguns ônibus para sua frota. Saibam mais sobre a Auto Viação Santa Cruz clicando aqui para ver ou rever uma matéria publicada em março sobre essa empresa pernambucana, que operava no grande Recife, e fechou suas portas em fevereiro desse ano, tendo boa parte de sua frota vendida para várias outras empresas.
O ônibus mostrado no começo da matéria tinha o prefixo 727 na Santa Cruz, e tem placas KLY-5285. Já o outro ônibus adquirido, que pode ser visto ao lado, tinha o prefixo 987, e tem placas KLY-5425.
Esses carros provavelmente irão entrar em substituição aos CAIO Apache Vip I (0405, 0415 e 0438) da frota da Mandacaruense, haja vista que os CAIO Apache já estão sendo descaracterizados e já possuem a idade média na qual a Mandacaruense substitui por ônibus mais novos.
Uma curiosidade é que o letreiro lateral do carro 0415 está sendo colocado no ex-987 da Auto Viação Santa Cruz. Na foto abaixo podemos ver o interior do ex-987.
E outro detalhe é que em Recife o embarque é pela porta dianteira, mas a Mandacaruense está reformando e trocando o posto de cobrador e a catraca para a parte traseira do veículo, sendo configurados para terem o embarque pela porta traseira, diferente do restante da frota de João Pessoa, onde estão invertendo o embarque para a porta dianteira.
Interior do ex-727 da Santa Cruz, agora na Mandacaruense. Ainda intocado desde que chegou
A Mandacaruense é a segunda empresa paraibana (a primeira é a Metro, de Bayeux) a adquirir ônibus que pertenciam à frota da pernambucana Auto Viação Santa Cruz, extinta desde o começo de fevereiro desse ano.
Agradecemos e parabenizamos primeiramente ao Jefferson José pela exclusividade, sempre colaborando com o que pode para o Portal Ônibus Paraibanos.

Não deixem de conferir a galeria de Jefferson José no Ônibus Brasil:

Parabenizamos também a Empresa de Transportes Mandacaruense pelas aquisições, sempre renovando a frota e mantendo seu serviço e sua qualidade!

23 comentários em “Mandacaruense com novas aquisições para sua frota”

  1. Pra comprar isso era melhor não ter comprado nd, investir na frota ainda é bom. A Santa Cruz tinha uma frota tão boa e a Mandaca escolhe os piores carros para comprar, daí compra carros curtos que terão limitações nas linhas que poderão operar. sei ñ…

  2. Juntamente com os Padron Cidade I, GLS e Sveltos 96, esses Sveltos 2000 foram os restos da Santa Cruz que nemhuma empresa do Recife quis comprar (afinal nem a metro quis). Ai a Mandacaruense faz essa proeza de adquiri-los, eu entendo que a empresa é pequena e pode estar com dificuldades para adquirir ônibus novos, mais ela poderia ter esperado, pesquisado e comprado algo melhor, o RJ tá cheio de semi novos…

  3. Vocês só sabem criticar. É melhor Svelto de 2007 do que ela deixar Vip I de com mais de 10 anos de uso em operação vocês iam criticar do mesmo jeito ou falar coisa pior.
    Moro tbm em João Pessoa e utilizo as linhas da Mandacaruense e estou bem satisfeito com o serviço que ela oferece.
    E digo parabéns pela aquisição.

  4. poderia adquirir onibus melhores ,exemplos o caios … ou torinos 2007 mas se ela adquiriu esses onibus e porq e o que ela tem condiçao de adiquirir…

  5. não sou contra a empresa é tanto que o senhor João está administrando mas me colocando como usuário não só como admirador de ônibus vai fazer 4 anos que a população não tem a sua disposição veículos novos .

  6. Todo mundo criticando. Se deixassem os Vips I iam criticar. Se trouxessem Vip II ou Svelto 2008 iam criticar porque não foi 0KM. Se fossem ex-Rio iam criticar porque eram mais ex-Rio nas ruas e logo logo iam ficar sambados. Enfim ninguém nunca está satisfeito. E aposto que se fosse carros 0km iam criticar porque ia rodar na 1001. Enfim, não sabemos a situação dela, mas mesmo assim gostei de compra. Afinal ela tem carros piores que precisam ir embora, ou menos ficar na reserva. Quanto ao tamanho para ela não adianta carro grande demais. Paras as linhas dela carros médios estão bons. Esses mesmo curto tem sua serventia. E lembrando que se acham ruim por terem 7 anos, São Jorge comprou vários Ex-Rio (que alguns defendem) ano 2007 e estão rodando. Ao invés de sair criticando, seria mais interessante pensar melhor, analisar. E pelo fato de trazer usados também não significa que esteja sem dinheiro, vide Trans.Nacional e seus Ex – Rio, ou ainda aproveitando de um empresa para outra. Enfim muitas águas vão rolar e haverá gente que vai morder a língua.

    Assinado: Ramon Veras!!

  7. Gostei Ramon, PARABÉNS PELO COMENTÁRIO. Esse pessoal só ver a Mandacaruense, como você disse ninguém ver a São Jorge e a Unitrans.

    Agora se ela tivesse comprado 0km tavam tudo lá babando a empresa.

  8. acho o seguinte cada pessoa tem sua opinião uns exageram outros são mais realistas mas se não for pra comentar então não publique.

  9. Não entendo o porquê que eles estão trocando as catracas para a parte de trás se todas as outras empresa estão fazendo justamente o contrário??? seria melhor deixar do jeito que tá mesmo, porque depois da determinação da SEMOB eles terão de trocar tudo de volta. realmente não entendo….

  10. Vcs estao achando ruim esses 2007 ?
    Existem cidades em seu estado que estao rodando com carros mais velhos e com idades avançadas e nem reclamam como um o ramon falou nao adianta colocar carros novos pra quem so critica.
    Pense antes de criticar a posiçao da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança