Moradores do Jardim Veneza reclamam das linhas de ônibus do bairro

Fonte:
JPB
Matéria: Laerte Cerqueira
Foto: Ramon Oliveira


Em
pouco tempo, a parada de ônibus enche para uma espera ingrata. Quem não aguenta
ficar em pé, se arruma como pode.

Segundo
a moradora Andreza Kelly, os ônibus demoram muito. Passam a cada 15 minutos,
chegando a ficar até 1 hora na parada esperando.
Os
usuários do Jardim Veneza reclamam da demora, superlotação e falta de veículos.
Duas linhas atendem a população do bairro, a 104 e a 1001, número insuficiente
segundo eles.
Nos
últimos anos, centenas de pessoas se mudaram pra lá devido a construção de
novos condomínios populares e apartamentos. A frota de ônibus da região não
acompanhou esse ritmo, pois segundo os moradores, a situação é difícil em todos
os horários.
Segundo
a orientação da AETC-JP, quem faz o planejamento da quantidade de ônibus para
cada bairro é a prefeitura de João Pessoa. Já a SEMOB em nota, através do
diretor de planejamento, Adalberto Araújo, diz que está concluindo uma nova
avaliação operacional nas linhas 101, 104 e 1001, para ampliar a oferta de
viagens nos horários de pico.

4 Replies to “Moradores do Jardim Veneza reclamam das linhas de ônibus do bairro”

  1. Anônimo disse:

    Fico só a observar as atitudes da semob que visam apenas os horários de pico, porém nas linhas 104 e 1001 a demanda ocorre em vários horários do dia. A linha 104 não precisa de reforço, mas sim de uma reestruturação, ganhar uma linha irmã, veículos maiores ou até mesmo ser dividida em duas, uma para o B. das Industrias e outra para o Jardim Veneza. Porém uma coisa q observo na maioria das linhas de João Pessoa é que são planejadas para andarem lotadas, o critério da semob é o seguinte "Pra que duas linhas com lotação razoável, se podemos fazer uma linha com lotação máxima"
    É comum ver dois ou três carros da 104 passarem juntos nas ruas, depois de mais de 30min. passam mais dois, nunca passam três com um intervalo de 10 min.

  2. Anônimo disse:

    quando estou na lagoa esperando o 118 passa um monte de 1001 e 104 além de ter a 1001 duas empresas! o povo quer mais o quê? também 110 e 115 passa um atrás do outro e depois chegaram dizendo que demora! a linha I008 muçu magro nova mangabeira passa 1h30 ou 2h
    esperando o ônibus quem demora mesmo é quem precisa ser postado no blog como reclamação do transporte de paratibe quando o I008 sobe a ladeira de mangabeira pode correr um risco de vida aqueles apache vip velho da 110 que nem a sucata vai querer!

    • Anônimo disse:

      Apesar da linha 1001 ser operada por duas empresas, são apenas 9 ônibus (5 – São Jorge e 4 – Mandacaruense), isso para atender um percusso que sai do Bairro Das Industrias Até o Manaíra Shopping. A viagem é longa e passa por vias muito congestionadas, isso explica o fato de passarem muitos carros em pouco tempo, na verdade estão todos atrasados. Já a 104 tem alta demanda e realiza muitos desembarques desde a Feira de Oitizeiro até a Av. Cruz das armas, e num ônibus Lotado isso gera atrasos. Não venha qrer comparar a linha 118 com a 104, todos os problemas da 118 são ocasionados pela Semob que deixa apenas 5 ônibus rodarem numa linha extensa. E o Valentina tem muitas opções de ônibus como 118, 1500, 1519, 5120, 5100, 7118, 2300, 3200 e a 7120 já o Bairro das Industrias tem apenas duas linhas que totalizam 20 ônibus, as linhas do Valentina Concentram toda a frota de ônibus articulados e trucados da São Jorge, sem falar nos articulados e trucados da Unitrans, enquanto a linha 104 é operada com veículos de 12m.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.