Nordeste é destino preferido dos viajantes; Paraíba está em 22º no ranking

Fonte: Turismo em Foco Matéria / Texto: GT Marketing e Comunicação Atrativos como sol, praias e belezas naturais – além de pacotes turísticos com preços promocionais – motivaram a escolha da região ...
Fonte: Turismo em Foco
Matéria / Texto: GT Marketing e Comunicação
fotos+balsa+lucena+onibus+cabedelo+integra%25C3%25A7%25C3%25A3o+intermodal+%25282%2529Atrativos como sol, praias e belezas naturais – além de pacotes turísticos com preços promocionais – motivaram a escolha da região Nordeste como a preferida da última temporada de verão. Os estados do Ceará e da Bahia ocupam as primeiras colocações no ranking dos destinos mais procurados pelos viajantes, com 16% e 15,3%, respectivamente. Os números integram a pesquisa Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2013-2014, produzida pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo).

Dentre as cidades escolhidas pelos viajantes como destino de férias na temporada de verão, Fortaleza (CE) aparece em primeiro lugar com 16% das escolhas. A preferência dos viajantes por destinos nacionais ou internacionais esteve equilibrada, com 51,1% e 48,9% respectivamente. No ranking nacional, o Destino Paraíba está em 22º – o último Estado do Nordeste – e a cidade de João Pessoa não consta entre os 20 destinos mais procurados.
A pesquisa foi realizada em âmbito nacional, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, com 370 empresas especializadas em viagens organizadas e serviços turísticos. O levantamento abrange 67 cidades, incluindo capitais e localidades de grande relevância econômica nos 24 Estados brasileiros e Distrito Federal.
guanabara+100Movimentação de viajantes – A movimentação de viajantes na temporada de verão 2013-2014 foi menor ou permaneceu estável na comparação com a temporada do ano anterior para 35,9% das empresas consultadas pelo Ipeturis. Por outro lado, segundo a pesquisa, 28,1% das empresas responderam ter comercializado uma quantidade maior de produtos turísticos.
De acordo com Marciano Freire, presidente do Ipeturis, o câmbio desfavorável e o aumento do preço das passagens aéreas foram as causas que mais influenciaram negativamente a decisão de compra de serviços turísticos, resultando na diminuição ou estagnação. “Entre as empresas que tiveram um menor movimento de viajantes a queda foi, em média, de 27,2% comparado com o movimento da temporada de verão do ano passado. E o dólar alto foi o grande vilão, com 30,5% das respostas, entre estas empresas com menor movimentação”.
Temporada positiva – A diminuição das vendas na temporada de verão 2013-2014 não foi generalizada. Do total de empresas do setor entrevistadas pelo Ipeturis, quase um terço delas, 28,1%, tiveram resultados melhores na comparação com a temporada anterior, com um aumento médio de 26% na movimentação de viajantes.