Década de 90: Acidente com monobloco da SETUSA

Fonte: Portal Ônibus ParaibanosMatéria/Texto: Paulo Rafael VianaFotos: Acervo Paraíba Bus Team 05025 do SETUSA num acidente em Junho de 1993 Em mais um resgaste histórico do nosso portal, trazemos ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Paulo Rafael Viana
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team

Setusa+05025
05025 do SETUSA num acidente em Junho de 1993

Em mais um resgaste histórico do nosso portal, trazemos aqui para vocês apreciarem (as fotos, não a tragédia). Trata-se de um acidente que envolveu um Monobloco O-365 da extinta SETUSA com um Volkswagen Passat no ano de 1993.

Conseguimos esse material e muitas outras preciosidades para manter viva a memória do antigo transporte de João Pessoa, e a equipe do Portal Ônibus Paraibanos compartilhará sempre o resultado de nossas pesquisas com nossos leitores como temos feito ao passar dos anos!!!

Tragédia no Castelo Branco – Estudante da UFPB é morta por ônibus da Setusa

A estudante do curso de Ciências Contábeis, Giovanna Azevedo Targino, 21 anos, morreu ontem por volta das 10h30min, na Avenida Castelo Branco, no trecho que liga o conjunto à rua Tito Silva, em Miramar. O Passat de placas AAC-3748-Natal foi atingido com violência pelo ônibus do Setusa número 05025, placas SA-4967-João Pessoa, quebranco o pescoço da estudante, que teve morte imediata. A versão levada ao conhecimento da polícia foi que a manga do eixo do ônibus quebrou após cruzar a ponte sobre o Rio Jaguaribe, indo para a contramão, alcançando o Passat da estudante.

Giovanna morava com os pais, […] e estava retornando pelo Castelo Branco em direção ao apartamento dos pais em Tambaú. O motorista do Setusa perdeu o controle de direção e o veículo foi de encontro ao Passat de Giovanna, para em seguida parar num terreno baldio, quase atingindo uma oficina mecânica.

O motorista do ônibus desceu e ao ver a gravidade do acidente que causara tratou de fugir do local. Enquanto isso, a estudante ficou presa ao monte de ferro retorcido, sendo retirada por um policial civil e populares. Colocada numa viatura, Giovanna chegou morta no Hospital Samaritano. Os médicos logo constataram que a estudante estava morta e por isso o corpo sequer chegou a ser retirado da viatura. O agente telefonou para a delegada e recebeu ordens para conduzir o corpo para o Departamento de Medicina Legal, no bairro do Cristo Redentor.

acidente+no+cb+co+msetusa
1ª imagem: Trânsito no local do acidente; 2ª imagem: Volkswagen Passat da estudante morta depois do acidente

Moradores revoltados – Ônibus quase foi incendiado

Moradores do conjunto Castelo Branco ficaram revoltados com a morte da estudante e ameaçaram tocar fogo no ônibus depois que o motorista abandonou o veículo e fugiu para não ser preso. O cobrador Clóvis de Souza Maia ficou no local alguns minutos e também tratou de fugir quando percebeu que a revolta dos moradores aumentava a cada minuto. Os manifestantes gritavam que o acidente aconteceu por irresponsabilidade da direção do Setusa que coloca ônibus imprestáveis para circular.

A cada momento aumentava o número de pessoas que concordavam com a destruição do ônibus, mas isto foi evitado com a chegada das Polícias Civil e Militar. O trânsito no local ficou tumultuado e por várias horas a PM teve que controlar o tráfego para evitar novas colisões. A Companhia de Trânsito mandou uma equipe para evitar mais problemas. A delegada Magna Coeli, solicitou que fosse feita uma perícia no ônibus para se saber qual foi a causa do acidente. […]

Motorista: reclamação e mau humor

Por causa da greve de motoristas e cobradores, a frota foi reduzida, o que acarretou em muitos atropelos para os que necessitam de recorrer aos sucateados ônibus do Setusa. Testemunhas disseram que o motorista do ônibus estava mal-humorado e reclamava muito por ter sido escalado para trabalhar, quando preferia estar junto com os colegas em greve. Durante todo o trajeto o motorista reclamava dos passageiros que entravam pela frente (principalmente os idosos).

05025+do+SETUSA+acidentado+no+Castelo+Branco

Quando o ônibus se desgovernou e bateu no Passat, muitas pessoas foram projetadas para a frente, sofrendo ferimentos ao baterem nos braços de ferros das cadeiras. Os idosos estavam na parte da frente junto ao motorista e foram os que mais sofreram com o impacto. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas e tiveram que ser medicadas em hospitais, no entanto ninguém ficou internado.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.