Série “Biografia de um ônibus” – Rio Tinto 1426

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Paulo Rafael Viana /  JC Barboza Imagens: Marcos Filho / Daniel Cleiton Bezerra Em mais uma nova edição da série de matérias “Biografia de um ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Paulo Rafael Viana /  JC Barboza
Imagens: Marcos Filho / Daniel Cleiton Bezerra

rio+tinto+1426Em mais uma nova edição da série de matérias “Biografia de um ônibus”, onde apresentamos a trajetória de um ônibus que opera ou operou no sistema de transporte público urbano ou rodoviário da Paraíba. Dessa vez falaremos do prefixo 1426 da Viação Rio Tinto, sediada em Bayeux, e responsável por operar linhas rodoviárias intermunicipais entre João Pessoa e as cidades de Guarabira, Sapé, Baía da Traição, além da própria Rio Tinto, que batiza a empresa. Confiram aqui nessa matéria mais informações sobre o 1426!

O prefixo 1426 foi até então ocupado por um Busscar El Buss 340 com chassi Mercedes-Benz OF-1721, com fabricação no ano 2000. Chegou usado na empresa entre os anos 2005 e 2006, oriundo do estado de Alagoas, mas era um veículo que oferecia bastante conforto, pois possuía banheiro, frigobar, TV e DVD, além de ar-condicionado, que era um pouco fraco, dificultando um pouco as viagens nas ladeiras da BR-101.

Durante a maior parte do tempo que esteve na Rio Tinto operou a principal linha da empresa, a intermunicipal João Pessoa X Rio Tinto. Mas em outras ocasiões chegou a operar linhas para Mataraca, Baía da Traição e até mesmo a desconhecida Guarabira X Rio Tinto.

Nessa foto mostrada no início da matéria vemos ele com a pintura anterior da Rio Tinto, mais simples, predominando o branco com o prefixo e nome da empresa na cor laranja. Essa pintura ostentou no El Buss até ano passado (2011), quando a empresa repintou ele com a atual identidade visual da empresa, em dois tons de laranja com a sigla RT. Infelizmente não encontramos nenhuma foto válida dele na Rio Tinto com essa pintura atual.

No ano seguinte que foi repintado ele deixou a frota da empresa. Em outubro de 2012 ele foi encontrado numa revendedora de ônibus em Jaboatão dos Guararapes, no vizinho estado de Pernambuco, como vemos ao lado.

Uma curiosidade sobre ele é que não estava no nome da Viação Rio Tinto, e sim em nome da São José Turismo, a Sanjotur, empresa de turismo que fez parte do grupo controlador da Rio Tinto. Tanto é que na antiga pintura do veículo, as marcas de ambas as empresas eram ostentadas nas laterais.

Nessa foto acima vemos ele com a pintura atual da Rio Tinto, porém sem a sigla RT e o prefixo grafados. Ainda está com o adesivo do Programa “Paraíba Integrada”, do Governo do Estado. A título de curiosidade, já que dá para ver dois na foto acima, o outro ao fundo da foto era o 1436 da Rio Tinto, porém tinha chassi Volkswagen 16.210 CO e janelas lacradas.