Ônibus Paraibanos

Uma parte da história contada em fotos: Ciferal Líder da Transnacional

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: JC Barboza/Wagner da Silva Figueiredo/Valério Junior
Foto: Ruan Silva

Nós conhecemos a Transnacional, seja a de João Pessoa ou a de Campina Grande, onde a empresa nasceu, com seus ônibus urbanos com a pintura das linhas verdes e vermelhas. Mas num passado distante a empresa também teve seus ônibus rodoviários, operando linhas intermunicipais partindo de Campina Grande para os municípios de Lagoa Seca e Serra Redonda, além da que vai para o distrito de Galante, linha que permanece até hoje com a Transnacional, porém sendo operada com veículos urbanos. As duas primeiras foram repassadas para as empresas São José e Novo Horizonte, respectivamente. Hoje trazemos para nosso leitores um pouco da história do surgimento da Transnacional a partir da foto desse épico Ciferal Líder com chassi Mercedes-Benz LPO-1113.

Ônibus da antiga São Domingos envolvido num acidente

Comprada com as linhas para o bairro do Catolé e cidades circunvizinhas à Campina Grande, como Lagoa Seca, Massaranduba, Alagoa Nova e para o distrito de Galante. A São Domingos foi uma cisão da empresa Luso Brasileira, que ficou com a linha Campina Grande X Caicó, posteriormente adquirida pela Jardinense. A garagem da São Domingos se localizava no Açude Velho, aonde atualmente se encontra a Casa da Cidadania e a Academia Korpus.

Compartilhe esta matéria

3 comentários em “Uma parte da história contada em fotos: Ciferal Líder da Transnacional”

  1. a um erro no texto na parte "respectivamente", pois na realidade a linha de Serra Branca ficou com a Novo Horizonte, e a de lagoa seca com a São José.

  2. Tenho apenas 34 anos, mas vi este veículo circulando em 1 oportunidade. Creio q o prefixo dele era 3203. Estava na linha para Galante. Bateu saudade agora .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.