O adeus de uma lenda das estradas paraibanas…

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos  Matéria/Texto: JC Barboza Fotos: Diego Almeida/Thiago Martins de Souza/Paulo Rafael Viana Depois de 23 anos em ininterrupta operação, o Viaggio 1404 da Viação Rio ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos 
Matéria/Texto: JC Barboza
Fotos: Diego Almeida/Thiago Martins de Souza/Paulo Rafael Viana

DSC02740+ +C%C3%B3pia

Depois de 23 anos em ininterrupta operação, o Viaggio 1404 da Viação Rio Tinto não faz mais parte da frota da empresa. Foram 23 anos de bons serviços prestados sempre nas linhas João Pessoa X Rio Tinto ou na João Pessoa X Baía da Traição que foi a última linha em que ele operou. Já atuou em linhas ligando a capital paraibana a Mataraca e Guarabira Via BR 101 mas normalmente rodava nas primeiras linhas citadas. Nos últimos anos chegou a fazer a linha partindo de João Pessoa para Rio Tinto opcional, que é um serviço que oferece uma tarifa mais barata em determinados horários para quem deseja ir as cidades do litoral norte paraibano pagando menos.

54fd05fede18ac9b8f67bad092e5ad61

O antigo 1404 é um Viaggio da geração 4 modelo 1100 com chassi Scania K112 CL com fabricação em 1989. Apesar da idade avançada, até os últimos dias de sua operação na Rio Tinto, ainda oferecia um conforto que muitos veículos novos não possuem até pela excelente conservação que a empresa mantia ele. Lembro-me da chegada dele na RT, em junho de 1989, pois o gerente da garagem na cidade que batiza a empresa, o Sr. Gabriel, morava numa rua nos fundos da casa do meu avô e quando ele chegou, ficou estacionado na rua e me arrependo até hoje de não ter feito uma foto dele. Na época eu tinha 10 anos.

cobertura+rodovi%25C3%25A1ria+joao+pessoa+natal+2011+%252810%2529
Inicialmente operava só no turismo e fretamento. Viajou por vários lugares do país levando o nome da Rio Tinto. Depois ficou efetivo no fretamento da Usina RIB em Mataraca e em meados dos anos 2000 a pedido da RIB devido a idade, foi retirado do fretamento e passou a operar as linhas regulares da empresa, por isso a conservação exemplar.
expresso cristalia antigo 1115 marcopolo III
Expresso Cristália

O 1404 na época era o top de linha da Rio Tinto. Era classificado com executivo 5 estrelas, tinha ar condicionado, banheiro, semi-leito e tv a bordo, itens de conforto a época e que hoje são considerados fundamentais para oferecer uma boa viagem aos passageiros. Foi o último carro da frota á ostentar a pintura mais conhecida e tradicional da Rio Tinto, a amarela com tonalidades de marron e laranja, que curiosamente foi o layout de apresentação da Marcopolo nos anos 70 e várias empresas pelo país usaram como pintura oficial. Alguns detalhes da pintura foram modificados, como grafia do nome da empresa e numeração e a tonalidade da cor amarela da pintura principal. O layout da traseira foi totalmente modificado.

onibus cajamar 4
onibus cajamar 3
O lendário 1404 deixará saudades principalmente á aqueles que valorizam os ônibus antigos e o passado das empresas paraibanas, apesar de no documento ainda pertencer a Azevedo & Cia LTDA, antiga razão social da Rio Tinto, já foi vendido á um particular e esperamos que ele cuide bem desse Viaggio que é uma lendas das estradas paraibanas.

63f5ef19f0422cc7b8885899c58631b4