Aplicativo informa se ônibus está chegando e se terá lugar para sentar

Fonte: Sidneyrezende.com Já imaginou a facilidade que seria saber, do ponto de ônibus, quanto tempo o coletivo que você espera vai demorar para chegar? Melhor: saber se o ônibus está vindo vazio, ...
Fonte: Sidneyrezende.com

buus580
Já imaginou a facilidade que seria saber, do ponto de ônibus, quanto tempo o coletivo que você espera vai demorar para chegar? Melhor: saber se o ônibus está vindo vazio, cheio ou uma “lata de sardinha”? Foi com essa proposta de um aplicativo original, possível de ser acessado pela internet através do celular, que o estudante de Engenharia da Computação da UFRJ André Ikeda, de 25 anos, ganhou o prêmio principal do concurso Rio Apps, realizado pela Prefeitura do Rio, no último dia 12 de julho.
“Não queremos mais nos sentir dentro de uma lata de sardinha. E nem esperar horas no ponto por um ônibus mais vazio. Ou ainda deixar de ir, rapidinho, ao banheiro com receio de perdê-lo. Nós somos 2,7 milhões de pessoas que usam ônibus diariamente e fazemos 80 milhões de viagens todo mês na cidade do Rio de Janeiro”, diz o texto de apresentação da novidade.
“Buus” é um sistema de colaboração mútua movido apenas pela gentileza. Os usuários podem colaborar com os demais respondendo a pedidos de informações sobre a lotação e a localização da linha em que estão e acompanhar os informes sobre as condições do trânsito com informações direto da prefeitura.
Em entrevista ao SRZD, André Ikeda contou que o sucesso nasceu de uma fatalidade. Ele teve o carro roubado há 2 anos e, desde então, passou a conviver diariamente com os inconvenientes dos transportes coletivos.

“Desde então, tentei exercer minha independência em ir e vir com os ônibus. Minha carteira de motorista estava para vencer e até hoje não renovei! Os problemas que passo com o transporte coletivo vão desde esperar muito tempo por um ônibus à noite e em horários mais vazios, até se sentir dentro de uma lata de sardinha na hora do rush. Quando fiquei sabendo do concurso da Prefeitura, me senti na obrigação de participar e colocar à prova essa idéia”. 
Apesar de o “Buus” ainda ser uma comunidade pequena, Ikeda antecipou que está trabalhando para aumentar o engajamento e a colaboração mútua dos usuários para que os pedidos sejam respondidos com maior rapidez. E garante que parte do prêmio de R$ 30 mil será investida em novos projetos.
“Eu sempre fico pensando em novas ideias de aplicativos e soluções para alguns problemas que me deparo no dia a dia. Uma dessas ideias, que já povoa meus pensamentos há anos, era poder ver no mapa onde estavam os ônibus que costumo pegar. Sempre achei que ter acesso aos dados dos GPS dos ônibus poderiam gerar informações super interessantes para os usuários e para as próprias empresas, mas como não conseguia acesso a esses dados, resolvi não mais esperar e partir para uma solução colaborativa. Primeiro vou comemorar a vitória e depois reinvestir parte do prêmio no desenvolvimento nos meus projetos”, conta o jovem talento.