Ônibus Paraibanos

O ônibus ex-RJ mais antigo da Paraíba

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Paulo Rafael Viana
Na Paraíba muitas empresas adquirem ônibus usados, e a grande maioria é procedente do estado de Rio de Janeiro, onde há um bom leque de empresas, com as mais variadas opções de modelos, configurações e conservações. As frotas urbanas da grande João Pessoa e Campina Grande são compostas, em parte, de alguns ônibus vindos do RJ, e o ônibus de fabricação mais antiga circula na grande João Pessoa. Vejam aqui nessa matéria mais informações sobre o 5609 da Empresa Almeida, inclusive seu prefixo e empresa anterior!

Vale salientar que de todos os ônibus urbanos de linha regular, esse é sim o mais antigo em circulação. Obviamente existem ônibus de propriedade particular pelo estado da Paraíba que possam ser bem mais antigos que esse. Mas como citamos, o carro 5609 da Almeida é o mais antigo ex-RJ em linha regular. Possui carroceria CAIO Vitória sobre chassis Mercedes-Benz OF-1315.
Através de sua placa, LEY-1875, sabemos que ele foi emplacado no Rio de Janeiro, e no sistema urbano do RJ era padrão a implantação do prefixo em quatro posições no teto dos ônibus cariocas. No teto desse ônibus da Almeida ainda lê-se o seu prefixo no Rio de Janeiro: 42566. A série de prefixos 42xxx no sistema urbano carioca pertence à Viação Acari, logo, o atual 5609 da Almeida é um ônibus de ano 1992 ex-42566 da Viação Acari, do Rio de Janeiro.

Nessa foto ao lado podemos ver circulado em cinza escuro os detalhes que entregam sua procedência anterior: o prefixo antigo adesivado no teto e um resto da antiga pintura da empresa carioca Viação Acari.

Nessa foto abaixo podemos ver um dos irmãos do 5609 da Almeida quando pertencia à Acari. Esse da foto é o 42617, ainda quando possuía placas de duas letras. Vejam nessa foto abaixo do acervo de Paulo “Paulão” Roberto e apenas comparem com a foto dele na Almeida para ver o antes e depois. Lembrem que não é exatamente o mesmo veículo, apenas um parecido:
Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.