Ônibus Paraibanos

Série “Biografia de um ônibus” – Rio Doce: 2002

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Caio Henrique
Em mais uma biografia de um ônibus, dessa vez falaremos sobre o carro de prefixo 2002 da Viação Rio Doce, sediada em Campina Grande. Esse é curioso pois é um dos primeiros ônibus do modelo Viale, da Marcopolo, que foi fabricado. O então recém-lançado modelo de carroceria fez sucesso pelo Rio de Janeiro, e com o passar do tempo foi revendido até chegar aqui na Paraíba e por fim na Viação Rio Doce. Saibam mais sobre esse carro aqui nessa matéria na íntegra!

Como foi citado no começo da matéria, o carro 2002 da Rio Doce possui carroceria Marcopolo Viale e é encarroçado sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, foi fabricado no ano de 1999. O modelo Viale foi lançado em 1998 e esse foi um dos primeiros fabricados. Com emplacamento KPC-9751, o atual 2002 da Rio Doce chegou na empresa no final de 2009.
Antes de pertencer à Rio Doce, pertenceu à Viação Mauá do Rio de Janeiro onde teve o prefixo RJ 185.051, depois foi para a empresa Trans1000 também do Rio de Janeiro com o prefixo RJ 148.041. Após sair da Trans1000 veio para a Paraíba, mais exatamente para a Viação Cabral logo após a entrega dos Torinos recém adquiridos onde ostentava o prefixo 0124.
Atualmente pela Viação Rio Doce atua na linha Campina Grande / Boqueirão e raramente também faz a linha Campina Grande / Cabaceiras. Uma curiosidade sobre esse ônibus é que ele possuía ar-condicionado, que foi retirado pela Trans1000 e foi um dos primeiros Viale fabricados sobre chassi dianteiro.
Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.