Série “Biografia de um ônibus” – Rio Doce: 2002

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Caio Henrique
Em mais uma biografia de um ônibus, dessa vez falaremos sobre o carro de prefixo 2002 da Viação Rio Doce, sediada em Campina Grande. Esse é curioso pois é um dos primeiros ônibus do modelo Viale, da Marcopolo, que foi fabricado. O então recém-lançado modelo de carroceria fez sucesso pelo Rio de Janeiro, e com o passar do tempo foi revendido até chegar aqui na Paraíba e por fim na Viação Rio Doce. Saibam mais sobre esse carro aqui nessa matéria na íntegra!

Como foi citado no começo da matéria, o carro 2002 da Rio Doce possui carroceria Marcopolo Viale e é encarroçado sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, foi fabricado no ano de 1999. O modelo Viale foi lançado em 1998 e esse foi um dos primeiros fabricados. Com emplacamento KPC-9751, o atual 2002 da Rio Doce chegou na empresa no final de 2009.
Antes de pertencer à Rio Doce, pertenceu à Viação Mauá do Rio de Janeiro onde teve o prefixo RJ 185.051, depois foi para a empresa Trans1000 também do Rio de Janeiro com o prefixo RJ 148.041. Após sair da Trans1000 veio para a Paraíba, mais exatamente para a Viação Cabral logo após a entrega dos Torinos recém adquiridos onde ostentava o prefixo 0124.
Atualmente pela Viação Rio Doce atua na linha Campina Grande / Boqueirão e raramente também faz a linha Campina Grande / Cabaceiras. Uma curiosidade sobre esse ônibus é que ele possuía ar-condicionado, que foi retirado pela Trans1000 e foi um dos primeiros Viale fabricados sobre chassi dianteiro.

2 comentários em “Série “Biografia de um ônibus” – Rio Doce: 2002”

  1. Taí. Rodei nesse ônibus pela Mauá, que roda em São Gonçalo, onde morei, e também pela Trans1000, que fazia um trajeto intermunicipal que usava muito.
    Bom vê-lo rodando ainda em bom estado em terras paraibanas.
    Parabéns pela postagem 🙂

    Rodrigo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero