Marcopolo apresenta na conferência mundial Rio + 20 o primeiro modelo Viale BRT com tração híbrida

Fonte: Secco Comunicação
Foto: Júlio Soares

A Marcopolo, uma das principais empresas mundiais no desenvolvimento de transporte público terrestre, apresenta na Rio+20 o primeiro modelo Viale BRT com tração híbrida (biodiesel/elétrica). O veículo, protótipo, está no estande da cidade de Curitiba na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realiza de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo para o mercado brasileiro, o projeto do Viale BRT Híbrido é baseado na tendência internacional de pesquisa por alternativas que permitam a mobilidade veicular com preservação do meio ambiente. O novo Viale BRT constitui-se no mais avançado estágio da tecnologia híbrida. É equipado com conjunto propulsor formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, que utiliza baterias de íon de lítio e também dispõe de motor 100% biodiesel de 215 cv. Os propulsores estão instalados na parte traseira do veículo, o que contribui para melhor distribuição de pesos e conforto para os passageiros.
“O arranque é feito pelo motor elétrico até a velocidade de 20 km/h e sua energia é fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona em paralelo com o motor a biodiesel e o elétrico em sintonia. A energia para o elétrico é fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda pelo gerador interno acoplado no próprio motor elétrico. Outro detalhe é que a cada parada do ônibus, seja em semáforos ou em pontos, o motor diesel se desliga automaticamente, religando somente após o veículo alcançar velocidade maior que 20 km/h”, explica Corso.
Com 12.455 mm de comprimento, o Viale BRT Híbrido tem capacidade para transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados e 49 em pé. O modelo é equipado com transmissão automática, poltronas com encosto de cabeça, descansa-braços e descansa-pés, três lixeiras no salão de passageiros, sirene de marcha à ré e sistemas de gerenciamento de frota e de iluminação interna em LEDs. Conta ainda com sistema de acessibilidade com elevador e espaço para cadeira de rodas com cinto de segurança de três pontos.
“Diversos estudos mundiais indicam a necessidade de utilização de ônibus modernos, confortáveis, silenciosos, eficientes e que gerem o mínimo possível de custos e de impactos ao meio ambiente. O Viale BRT Híbrido proporciona todos estes atributos para os usuários”, destaca. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é o maior evento destinado à importância da preservação ambiental e deverá contribuir para definir a agenda dos programas para as próximas décadas. O encontro tem como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero