Sistema de Bilhetagem Eletrônica da capital terá novos equipamentos

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa

Os equipamentos de Bilhetagem Eletrônica (validadores) instalados nos ônibus de João Pessoa serão substituídos a partir desta quinta-feira (7). O serviço deve ser concluído no domingo (10). De acordo com a Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob), o sistema de bilhetagem eletrônica continua o mesmo, a intervenção consiste apenas na mudança da empresa fornecedora do serviço e na troca de equipamentos. Saibam mais sobre os problemas que, por ventura, venham a acontecer e como proceder. Vejam aqui nessa matéria completa!

Segundo o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, a troca da empresa fornecedora da tecnologia da bilhetagem eletrônica é um procedimento normal. A operação deverá acontecer sem transtornos aos passageiros do transporte coletivo. “No caso de falha em qualquer cartão eletrônico, o usuário será transportado de graça”, disse.
Sistema – Atualmente, os equipamentos que fazem à leitura dos cartões de bilhetagem eletrônica são da Empresa1. A Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) vai fazer a migração para o sistema da empresa Transdata (Indústria e Serviço de Automação). Para isso, técnicos da Transdata já estão trabalhando, há mais de duas semanas, para que a troca dos equipamentos ocorra de maneira que não haja transtornos para os usuários do sistema de bilhetagem eletrônica da capital.
Apesar dos esforços para que a migração do sistema seja realizada sem problemas, se houver qualquer erro ou dificuldade na leitura dos cartões dos usuários dentro dos ônibus, durante o período de troca e ajuste dos validadores, o sistema já está programado para não descontar a tarifa. Não haverá qualquer prejuízo para o passageiro, pois este será transportado gratuitamente.
Substituição  Já a partir das 20h da quinta-feira (7), feriado de Corpus Christi, as equipes técnicas da Transdata irão substituir os validadores dos ônibus que forem retornando às garagens, para que às 4h da manhã da sexta-feira (8), quando os veículos saírem para a primeira viagem do dia, já estejam equipados com os novos validadores dotados da tecnologia oferecida pela empresa.
Nos primeiros dias de migração, técnicos estarão de plantão para ajustar e corrigir as possíveis falhas que venham a surgir durante a migração tecnológica do sistema e a troca dos equipamentos. Tanto a AETC-JP, quanto a Transdata, e as empresas de ônibus associadas, esperam que até a segunda-feira (11) o novo sistema de bilhetagem eletrônica já esteja totalmente ajustado e sem nenhuma pendência técnica.
Dúvidas – Em caso de dúvidas, os usuários terão à sua disposição funcionários da AETC-JP em pontos estratégicos, a exemplo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV), Terminal Rodoviário, Parque Sólon de Lucena (Lagoa) e na própria sede da associação. A AETC-JP funciona na rua Treze de Maio, n°103, Centro. O telefone é 3221- 9092.

One Reply to “Sistema de Bilhetagem Eletrônica da capital terá novos equipamentos”

  1. Anônimo disse:

    O uniciu interesse na mudança dos validadores é sisplemente obrigar os funcionarios adentrar aos veiculos pela porta trseira, dessa forma controlando o dia a dia deste ou daquele colaborador como eles chamam. Agora espero que com esse validador novo possa ser contabilizadas as horas extras, já que esse equipamento emiti qualquer tipo de relatório. Bom para o Ministério do Trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.