NTU lança site do programa BRT Brasil

Fonte: Portal Webtranspo Matéria / Texto: Redação Webtranspo A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) lançou nesta quinta-feira, 31, o site oficial do Programa BRT Brasil, ...

Fonte: Portal Webtranspo
Matéria / Texto: Redação Webtranspo

marcopolo colombia

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) lançou nesta quinta-feira, 31, o site oficial do Programa BRT Brasil, que tem como objetivo garantir o sucesso dos novos sistemas em implantação ou revitalização no País, além de acompanhar a operação após a conclusão das obras. Com a nova ferramenta, a entidade espera estabelecer um canal aberto com as pessoas que utilizam diariamente o transporte público.

Os interessados em participar desse processo podem enviar sugestões sobre o andamento das obras, fotos, vídeos e assuntos de interesse sobre o assunto. O sistema BRT (Bus Rapid Transit) tem tido destaque por parte do Governo Federal, devido aos investimentos em transportes coletivos já visando a realização da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.
“O BRT é o que temos de mais moderno em um serviço oferecido com ônibus. Poder acompanhar e monitorar a evolução do transporte coletivo por esses sistemas é só mais uma forma que a NTU encontrou para contribuir com a mobilidade urbana brasileira. Esperamos que o bom resultado desses projetos impulsione mais investimentos em mobilidade urbana para outras cidades brasileiras”, afirma Otávio Cunha, presidente executivo da NTU.
O BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada, com prioridade de ultrapassagem e a utilização de faixas exclusivas para ônibus. O modelo foi criado em 1974, pelo arquiteto Jaime Lerner, então prefeito de Curitiba (PR), que fez com que a capital paranaense se tornasse exemplo em todo o mundo.
Atualmente, 15 cidades brasileiras somam 36 projetos que priorizam o transporte urbano por ônibus. Além de Curitiba, Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Porto Alegre (RS) também possuem o BRT e terão os seus sistemas revitalizados, com a ajuda de dois programas federais: o PAC da Mobilidade Urbana e o PAC Mobilidade Grandes Cidades, que buscam soluções para o transporte público.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.