Volare 4 X 4

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: JC Barboza

Um miniônibus com tração nas quatro rodas. Parece pouco, mas é a primeira vez no Brasil que um veículo dessa categoria possui esta função. Lançado pela Volare, o Escolarbus 4X4 foi pensado para atender à demanda do “Programa Caminho da Escola”, que visa o transporte de estudantes na zona rural.

A tração nas quatro rodas, que ajudará o veículo a transitar pelas estradas de terra da zona rural, é possível graças a um conjunto powertrain, que o diferencia totalmente dos modelos convencionais. Além da opção pelo uso da tração 4X4, é possível escolher a utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras) e 4X4 com reduzida.

O desenvolvimento, em tempo recorde, do novo Escolarbus 4X4 contou com a parceria da Agrale e da Dana, duas fornecedoras de sistemas e componentes para a Volare, na definição do conjunto de powertrain. Segundo Roberto Poloni, gerente de Engenharia da Volare, o sistema de tração é muito robusto e permite trafegar por locais alagados ou sem pavimentação, com segurança e tranquilidade.
“O Escolarbus 4X4 demonstra, mais uma vez, a capacidade e a versatilidade da Volare no desenvolvimento e concepção de projetos inovadores. Entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades foram menos de quatro meses”, salienta o executivo.
O Volare Escolarbus 4X4 é ideal para operar em estradas de difícil acesso, pois possui design diferenciado e características que facilitam a sua condução, mesmo em locais sob condições severas. O modelo tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos.
Com 6.785 mm de comprimento, o Volare Escolarbus 4X4 conta com cintos de segurança individuais, limitador de velocidade regulado para 70 km/h, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaço no porta-pacotes para mochilas, cronotacógrafo com GPS e bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar partida com o veículo engatado. Tem capacidade para transportar 26 alunos, espaço para cadeira de rodas e dispõe de rampa para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais.
A produção das primeiras 350 unidades do Escolarbus 4X4 foi finalizada em dezembro de 2011. Esses miniônibus deverão atender aos pedidos dos municípios inscritos no Programa Caminho da Escola e que necessitem de um veículo todo-terreno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 08/2021 Senior da PB Rio Apache Vip V da Viação Pendotiba Apache Vip V da N.S. Penha Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias