Um ônibus da Itapemirim com conceito inovador

Fonte: Revista InBus Transport, edição 10 Adaptado por: JC Barboza Inicialmente refere-se a uma inédita idéia ferramenta do Projeto Higiene do Sono, desenvolvido pela Viação Itapemirim de Cachoeiro de ...
Fonte: Revista InBus Transport, edição 10
Adaptado por: JC Barboza
Itapemirim Tecnobus Relax Studio 01

Inicialmente refere-se a uma inédita idéia ferramenta do Projeto Higiene do Sono, desenvolvido pela Viação Itapemirim de Cachoeiro de Itapemirim-ES, destinado exclusivamente aos motoristas de ônibus. São duas unidades de apoio que receberam detalhamento interno como: sala de foto estímulo (daí o nome em questão: relax studio) e ambiente propício para refeições e descanso, quando a estada do condutor dentro do veículo. Leiam essa matéria completa e conheçam mais sobre o “Relax Studio” da Viação Itapemirim!

O Projeto Higiene do Sono faz parte do Programa Qualidade de Vida, onde o mesmo identifica os principais fatores que incidem diretamente no sono e no repouso tranquilo do motorista. O projeto teve a autencidade da arquiteta Chiara Ferro – da Carlos Ferro arquitetura e design, bem como o desenvolvimento do lay-out e design das unidades rodoviárias, adaptadas nas dependências da antiga Tecnobus, em Cachoeiro de Itapemirim.
Itapemirim Tecnobus Relax Studio 02

Na sala de foto-estímulo, o motorista recebe a exposição do processo de iluminação em intensidade moderada, acompanhada por orientação médica. Com isso, o estado do colaborador da empresa passa para uma melhor disposição e segurança na condução do ônibus até o destino final.

Como parte pioneira do projeto, os veículos (diferenciados dos demais da frota da Itapemirim) trafegaram nos pontos críticos das principais rodovias do país: as BR’s 101 e 116. A vigília do motorista é predisposta a um fluxo de luminosidade em intervalos de tempo, segundo avaliação médica. Após essa situação, o mesmo tem retorno nas atividades e condução do veículo em estado de alerta e de segurança.