Deputado quer viabilizar o transporte de passageiros urbanos na Paraíba

Fonte: Paraíba online O deputado federal e engenheiro Romero Rodrigues (PSDB/PB) disse que há bastante tempo vem lutando para viabilizar o transporte de passageiros urbanos através da rede férrea ...
Fonte: Paraíba online

VLT MelbourneO deputado federal e engenheiro Romero Rodrigues (PSDB/PB) disse que há bastante tempo vem lutando para viabilizar o transporte de passageiros urbanos através da rede férrea existente e ociosa na cidade de Campina Grande/PB. Inclusive, ele apresentou na Câmara dos Deputados o requerimento de indicação de número 1811/2011, requerendo ao ministro dos Transportes a providência para concretizar o empreendimento como forma de promover o desenvolvimento da cidade.

Romero, inclusive, encaminhou, na Câmara dos Deputados, a Indicação ao ministro dos Transportes nos seguintes termos:

Vimos solicitar a Vossa Excelência, em nome da população do município de Campina Grande/PB, que sejam realizados estudos para viabilizar o transporte de passageiros urbanos através da rede férrea existente e ociosa na cidade, interligando zonas urbanas e integradas ao sistema de transporte público de passageiros por ônibus.


São investimentos necessários diante do crescimento da cidade, o que diminuirá consideravelmente o fluxo de veículos com riscos de acidentes constantes, principalmente após empreendimento em diversos setores como educação, principalmente ensino superior e serviços de saúde, com o funcionamento de hospitais e várias clínicas médicas. Isso significou um aumento no fluxo de veículos na cidade. Campina Grande, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 385.213 habitantes, possuindo área territorial de 620,628 km².

O município é conhecido pela pujança e pela criatividade de seu povo, aliado a isso, Campina Grande polariza uma região composta por mais de um milhão de habitantes e que congrega quase 60 municípios do chamado Compartimento da Borborema, cuja população se utiliza da excelência dos seus serviços, principalmente os oferecidos nas áreas de saúde, educação e cultura.

As ferrovias brasileiras estão em plena expansão e a expectativa é de que o crescimento continue. O setor tem uma parcela importante na economia brasileira. Colocar os futuros projetos em prática exige altos investimentos, mesmo que sejam realizados em longo prazo. As obras em andamento já significam que grandes passos estão sendo trilhados no caminho certo.

A importância desse transporte tem por objetivo o encurtamento dos deslocamentos ferroviários e a integração multimodal de transporte de passageiros, que possibilitará, de modo racional, a ligação de diversos bairros entre si, gerando mais empregos e impostos, consequentemente maiores probabilidade de crescimento.

Diante do exposto, solicito que sejam projetados estudos para viabilizar o transporte de passageiros urbanos através da rede férrea existente e ociosa na cidade de Campina Grande/PB, por importante e urgente, a presente medida.

Na íntegra, online, pode ser constatado no Portal da Câmara dos Deputados, a propositura do parlamentar: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=523745


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.