Ampliada frota de ônibus adaptados da capital para 201 veículos

Fonte: Prefeitura de João Pessoa
Com fotos de: Paulo Rafael Viana
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), entregou na manhã da quarta-feira (11), às 11h, no anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, 22 novos ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais. Agora João Pessoa passa a ter 201 ônibus com acessibilidade, disponível aos cadeirantes. Até o final do ano serão adquiridos mais 33 desses veículos. Saibam mais sobre a frota de ônibus adaptada para cadeirantes de João Pessoa!

“A gestão municipal exige que anualmente seja renovada a frota de transporte coletivo, pois esse serviço é uma parceria entre a Prefeitura e as empresas concessionárias. O aumento da frota vai permitir que as demandas, cada vez crescentes pelo uso do transporte coletivo, sejam mais bem atendidas. Uma ação da iniciativa privada combinada com a PMJP”, explicou o prefeito Luciano Agra presente à solenidade.
Acessibilidade – O universitário Reginaldo Faustino, 48 anos e cadeirante experimentou um dos novos ônibus e aproveitou para opinar sobre as novas aquisições. “Essa novidade é de grande importância para nós cadeirantes, porque vai melhorar o acesso a vários locais da cidade. Agradeço também a Prefeitura, porque antigamente a gente subia por trás dos coletivos e hoje a gente entra e sai sozinho neles, sem pedir ajuda a ninguém”, disse.
Os veículos serão inseridos nas frotas das empresas de Transportes públicos, que circulam em várias linhas da cidade. As empresas beneficiadas são: Transnacional, Reunidas e Santa Maria* (corrigido, pois no site da Prefeitura de JP disse Santa Clara).
Nilton Pereira, superintendente executivo da Semob, falou que a política adotada pela administração municipal, tem como objetivo manter a frota mais nova possível. “Com isso, a gente consegue ter veículos com a média de três anos e meio de idade, o que deixa João Pessoa no topo das capitais brasileiras com uma das frotas mais novas de transportes coletivos do Brasil. Estamos não apenas aumentando o número de ônibus, mas também renovando, pois os veículos mais velhos são substituídos imediatamente”, ressaltou.
“Essa renovação de frota é um processo anual que se realiza em João Pessoa, temos cumprido isso, com muita dedicação, trazendo um melhor serviço de transporte coletivo. Com a substituição e renovação, ganhamos tranquilidade, comodidade e garantia de uma prestação de serviço com qualidade”, frisou presiddente da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho.
Frota – Atualmente, João Pessoa dispõe de 551 veículos cadastrados, sendo 179 deles com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Em operação diária são 456 ônibus no total, composta por seis empresas e três mil funcionários; por mês são atendidos mais de oito milhões de usuários. Com esses 22 novos veículos adaptados, agora João Pessoa passa a ter 201 ônibus com acessibilidade no total.
Ônibus novos – cada um dos 22 veículos custou em torno de R$ 260 mil reais que somados dão um total de R$ 5.720.000,00, investidos nessas aquisições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero