Semob implanta binário para dar maior fluidez ao trânsito no Castelo Branco

Fonte: Semob Do site da Prefeitura de João Pessoa O Projeto Caminho Livre da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua sendo executado em vários pontos da cidade. A partir da próxima ...
Fonte: Semob
Do site da Prefeitura de João Pessoa
avenida%2520castelo%2520branco%2520antes%2520do%2520bin%25C3%25A1rio%25202012%2520abrilO Projeto Caminho Livre da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua sendo executado em vários pontos da cidade. A partir da próxima quinta-feira (19), será implantado um binário no bairro Castelo Branco, alterando a circulação do tráfego na Avenida Presidente Castelo Branco e na Rua Matos Cardoso (ver mapa na matéria). O objetivo da intervenção é proporcionar maior fluidez com segurança aos pedestres e motoristas, reduzindo os conflitos nessa área. Vejam nessa matéria e entendam melhor como funcionará o binário do Castelo Branco, e vejam o mapa na íntegra de como ficará a partir dessa quinta-feira!

A Avenida Presidente Castelo Branco passa a ter o tráfego circulando em mão única em toda sua extensão, sentido Epitácio/UFPB. O trânsito no sentido UFPB/Epitácio será também mão única da Avenida Delmiro A. Diniz, seguindo pela Rua Matos Cardoso até encontrar-se novamente com a Avenida Castelo Branco.
Para entender melhor – Os condutores de veículos que circulam pelo bairro Castelo Branco terão uma nova via de acesso no sentido UFPB/Epitácio. A Rua Matos Cardoso foi totalmente asfaltada e sinalizada e vai formar um binário com a Avenida Presidente Castelo Branco, principal do bairro, que terá a sua circulação (mão-dupla) alterada para mão-única, no sentido Epitácio/UFPB, a partir do trecho final da Matos Cardoso encontro com a Presidente Castelo Branco (antigo posto de gasolina). A Rua Matos Cardoso também vai ter a sua circulação alterada de mão-dupla para mão-única, no sentido UFPB/Epitácio.
Os veículos que vêm da UFPB em direção à Epitácio e bairros da Zona Norte terão que seguir pela Avenida Delmiro A. Diniz, entrar à esquerda na rua Professora Severina A. Silva, depois à direita na Matos Cardoso, seguindo em sentido único até a Avenida Castelo Branco, a partir de onde a via principal do bairro volta a ser mão-dupla, trecho do posto de gasolina próximo à rua Tito Silva, em Miramar.
Mapa Bin%25C3%25A1rio
O mapa do binário
A Rua Matos Cardoso, bem como a Avenida Delmiro A. Diniz e a Rua Severina A. Silva estão devidamente sinalizadas. Os técnicos das diretorias de Planejamento e Operação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estão ultimando a implantação da sinalização horizontal e vertical, de maneira que o tráfego no binário, que está programado para entrar em operação na próxima quinta-feira, traga segurança para a circulação de veículos e, principalmente, para os pedestres.
Além da sinalização vertical e horizontal, a Rua Matos Cardoso também conta com três redutores de velocidade (lombadas física) e quatro faixas de pedestres, para uma travessia segura no local. A implantação do binário vai beneficiar não apenas os veículos com maior agilidade de tráfego, mas também os pedestres, que na hora de fazer a travessia terão que observar o fluxo de veículos em apenas um sentido, o que oferece menos riscos de acidentes.
Transporte coletivo – Os usuários do transporte coletivo também serão favorecidos pela alteração na circulação implantada pela Semob. Os ônibus chegarão mais rápido aos seus destinos em função do tráfego mais ágil proporcionado pelo binário, com duas faixas seguindo em um único sentido em cada via. Os passageiros devem ficar atentos, pois as paradas existentes no sentido UFPB/Epitácio serão relocadas para a Rua Matos Cardoso, que contará com quatro pontos de parada de ônibus em toda sua extensão.
Panfletos – A equipe de educação para o trânsito da Semob iniciou nesta segunda-feira (16) a distribuição de panfletos informativos aos moradores e motoristas que costumam passar pela área. O panfleto contém um mapa mostrando como ficará a circulação de veículos após a mudança. Nos primeiros dias da mudança, os agentes de mobilidade e educadores estarão no local para orientar a população.
Caminho Livre – O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, Secretaria de Planejamento e Semob, vai beneficiar toda a cidade com investimentos no trânsito e no transporte da Capital. A população perceberá a melhoria com a redução dos engarrafamentos nos horários e locais de maior demanda e concentração de veículos no início da manhã e final da tarde.
Com o avanço gradativo na execução das obras previstas no projeto Caminho Livre, a Prefeitura da Capital está investindo na qualidade de vida das pessoas que diariamente utilizam as ruas e avenidas da cidade para ir aos seus compromissos ou voltar para casa.