Tecnologia melhora transporte no Brasil

Fonte: Portal WebTranspo Matéria / Texto: Redação WebTranspo Com o desenvolvimento do Brasil, algumas tecnologias, antes restritas aos grandes centros urbanos, começam a chegar em cidades de menor ...
Fonte: Portal WebTranspo
Matéria / Texto: Redação WebTranspo
tecnologia transporte publico passageirosCom o desenvolvimento do Brasil, algumas tecnologias, antes restritas aos grandes centros urbanos, começam a chegar em cidades de menor porte. Este fenômeno também está acontecendo no setor de transporte público.Vários municípios do país recentemente implantaram sistemas com maior segurança e comodidade aos passageiros. Leiam e saibam mais a respeito aqui nessa matéria.

Recentemente, municípios como Camaçari (BA), João Pessoa e Campina Grande (PB), Natal (RN), Ilhabela e Boituva (ambas em SP) compraram sistemas que propiciam maior segurança e comodidade aos passageiros, bem como tornam as operações mais ágeis e eficientes. Agora, os ônibus destas cidades passarão a contar com bilhete eletrônico, que contribui para diminuir a circulação de dinheiro nos coletivos, minimizando, assim, riscos de assaltos.
Outra novidade é a Biometria Digital, que permite a identificação do usuário por meio do reconhecimento das digitais, impedindo o uso do cartão por quem não for o titular e também evitando falsificações e clonagem. Este sistema, que só não será adotado em Ilhabela, é importante para o controle de gratuidades (para idosos) e de estudantes que utilizam o sistema.
passe mulher As fraudes no transporte público podem comprometer mais de 50% da receita. “Alguns meses atrás, meu pai queria vender a nossa empresa. O Sistema Urbano estava praticamente em falência. Eram muitas falsificações. Em apenas um mês de Bilhetagem Eletrônica, aumentamos em 38,18% a receita nos ônibus (com usuários pagantes) e em 98,72% a receita no posto de venda (cartão eletrônico comum e escolar). E não estamos considerando ainda a compra de créditos via web, que foi bem significativa.

Após a implantação da bilhetagem eletrônica, já adquirimos seis ônibus novos”, afirma Thiago Caliman, diretor Operacional da Transportes Caliman, sobre a instalação da tecnologia em Paragominas, no Pará. No caso das cidades paulistas de Boituva e Ilhabela serão adotados também MITS (Sistema de Gestão Inteligente de Transporte), que monitora a localização dos coletivos por satélite (GPS), possibilitando as empresas operadoras identificar, em tempo real e remotamente, se os veículos estão cumprindo o horário e o trajeto programado, entre outras funcionalidades.
“Este conjunto de tecnologias oferece mais qualidade aos usuários e eficiência aos empresários. Estamos levando para todo o Brasil o que há de mais avançado no serviço público de transporte coletivo”, afirma Devanir Magrini, diretor Comercial da Transdata, empresa responsável pela instalação dos sistemas eletrônicos nos ônibus das cidades mencionadas.