Acessibilidade ou a falta dela? Elevador deixa cadeirantes e passageiros na mão

Fonte: Portal OnibusParaibanos.com Matéria / Texto: Paulo Rafael Viana * Nota: O objetivo dessa matéria não é criticar a empresa, grupo e/ou os funcionários (motorista e cobrador) do ônibus no qual ...
Fonte: Portal OnibusParaibanos.com
Matéria / Texto: Paulo Rafael Viana

* Nota: O objetivo dessa matéria não é criticar a empresa, grupo e/ou os funcionários (motorista e cobrador) do ônibus no qual ocorreu o problema, mas tem como objetivo apenas expor mais uma unidade de um fato lamentável que ocorre diariamente com pessoas já com limitações de locomoção em várias cidades do Brasil, com qualquer empresa de ônibus do país. Outra coisa a deixar claro, é que essa matéria em nenhum momento insinua que o motorista ou o cobrador foram desrespeitosos, muito pelo contrário disso, felizmente. Se a empresa achar necessário e desejar, pode entrar em contato conosco clicando aqui e expor uma resposta que exibiremos em nosso site.
defeito+elevador+s%25C3%25A3o+jorge+cadeirantes+acessibilidade+%25282%2529Nessa terça-feira (14), ocorreu um problema na operação (talvez defeito, talvez manutenção, talvez humano) de um elevador para cadeirantes de um dos ônibus da Viação São Jorge, mais especificamente o carro 02110. O fato aconteceu no ponto das linhas via Epitácio Pessoa (5xx) pouco antes do Mercado Central no centro de João Pessoa, por volta das 12:03 horas desse 14 de fevereiro, e acabou deixando os passageiros e o próprio cadeirante na mão. O elevador subiu o cadeirante normalmente, porém, na hora de descer o elevador veio o problema. Confiram mais informações aqui em primeira mão!

O carro 02110 da Viação São Jorge, que opera a linha 1519 – Valentina / Epitácio, que apresentou o problema no elevador. No ponto citado logo acima, o cadeirante já estava normalmente embarcado, mas o problema surgiu quando foi a hora de descer o elevador para o local correto para formar o degrau de embarque de passageiros. Só pra lembrar, esse caso se diferenciou, na ordem dos fatores (embarque / desembarque), de um caso semelhante (envolvendo problemas no elevador vs. cadeirante) que aconteceu ano passado com o 0718 da Transnacional pessoensse, que pode ser relembrado clicando aqui.
defeito+elevador+s%25C3%25A3o+jorge+cadeirantes+acessibilidade+%25281%2529No final das contas, todos os passageiros tiveram que descer, pois obviamente o ônibus não poderia seguir viagem com o elevador suspenso: sem degrau de embarque. O cadeirante também teve que descer, e saiu do ônibus sendo carregado (como mostra o vídeo abaixo) pelo cobrador e um passageiro que felizmente o ajudaram, e acabou embarcando no carro 06033 da empresa Santa Maria, que veio logo atrás operando a linha 501 – Colinas do Sul / Epitácio. Nesse embarque também através de elevador, foi rápido e sem problemas, e o cadeirante seguiu sua viagem. Os passageiros esperaram por algum tempo, e embarcaram em outro carro da São Jorge também da linha 1519. O vídeo abaixo mostra o cadeirante sendo descido com a ajuda do cobrador e de um passageiro:
Táticas provavelmente não eficazes e não recomendadas para esse caso foram usadas para tentar colocar o elevador no local, como usar uma pedra ou bater com um martelo no equipamento. Nada funcionou, e provavelmente possa vir a danificar. Claro que, ninguém aqui do Portal OnibusParaibanos é técnico ou “expert” sobre elevadores de ônibus, e não vamos detalhar mais o problema. O problema sem dúvidas será avaliado pela Viação São Jorge e sua equipe de manutenção, que saberá (ou já sabe) se o problema foi defeito no equipamento ou falta de conhecimento devido para operar o elevador. No vídeo abaixo, podemos ver a tal tática não recomendada para esse caso, sendo usado pedra, martelo e batidas para tentar resolver o problema:
Já nesse vídeo, podemos ver um passageiro tentando ajudar o cobrador a deixar o elevador no local certo:

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.