Marcas se preparam para o futuro da mobilidade

Fonte: Portal Webtranspo Matéria / Texto: Marco Garcia “Salvador quer melhor mobilidade”, “Trânsito em São Paulo, como fugir dele?”, “Mobilidade urbana terá garantia legal” e “Trânsito: acabaram os ...
Fonte: Portal Webtranspo
Matéria / Texto: Marco Garcia
onibus euro52 passageiros interna “Salvador quer melhor mobilidade”, “Trânsito em São Paulo, como fugir dele?”, “Mobilidade urbana terá garantia legal” e “Trânsito: acabaram os horários de pico”. Estes são alguns dos títulos de matérias que o Portal Webtranspo publicou recentemente abordando as diversas nuances da mobilidade de transporte urbano nas grandes cidades do Brasil. Nos textos, entidades, empresas e especialistas discorrem sobre o assunto, afirmando que é imprescindível um maior investimento em infraestrutura para comportar a atual demanda de passageiros, bem como a futura procura em razão dos eventos esportivos que vamos sediar em 2014 e 2016. Vejam essa matéria toda para saber mais do futuro da mobilidade no Brasil.

volvo3 transporte passageiros2 Entretanto, não adiantará nada as cidades se prepararem com sistemas eficientes de transporte urbano se a oferta de produtos não acompanhar essa evolução. Tido como um agregador para solucionar os gargalos de mobilidade, o segmento de ônibus já se candidatou a esse cargo e com o passar dos meses, montadoras, encarroçadoras e fornecedores de equipamentos renovam o portfólio de produtos tendo a palavra “melhor” como o centro das ações de publicidade.

Sem querer prever o futuro, apresentaremos a seguir as novidades de algumas das principais empresas nacionais que, a julgar pelo volume de tecnologia empregado nos veículos, têm boas chances de resolver parte dos problemas da mobilidade, pegando o gancho do transporte de pessoas nos grandes e médios centros urbanos com o sistema BRT (Bus Rapid Transit). Todas, estão sendo demonstrados na Transpúblico 2011, 3ª edição da feira do setor que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A Mercedes-Benz informou que possui 20 modelos diferentes de chassis com capacidade para abastecer qualquer tipo de via, nos quais sua engenharia está aplicando o Bluetec 5, solução da marca para se adequar à nova legislação ambiental, que entrará em vigor em janeiro de 2012. A montadora alemã acaba de lançar no mercado o chassi OF 1724, para carroceria de 13,2 metros, e O500 UDA e MDA, considerados de alta capacidade, podendo transportar mais de 200 passageiros.

Com esses modelos a empresa chega para concorrer com a Volvo que já disponibiliza estes tipos de ônibus, rodando no corredor da avenida Santo Amaro (SP). Na feira, a fabricante anunciou a venda de 200 unidades já com a tecnologia Euro 5, sendo 140 chassis articulados O 500 UA e 60 O 500 U, para as empresas Cidade Dutra, VIP, Campo Belo e Via Sul.

Motor dianteiro – A Volvo Bus Latin America trouxe ao evento os novos modelos B270F, primeiro ônibus com motor dianteiro da marca e o chassi híbrido (diesel e elétrico), que alia tecnologia e sustentabilidade. O B270F marcou a entrada da montadora no segmento de ônibus semipesados. Um dos principais trunfos do novo veículo está no fato de ser inspirado na plataforma dos caminhões Volvo VM, já consagrados pelo mercado de caminhões, principalmente devido à sua robustez e economia de combustível.

006
De olho no segmento de veículos articulados nacional, a MAN iniciou os testes com o seu primeiro modelo de transporte de passageiros. Produzido na Polônia o MAN Lion’s City G de 18 metros de comprimento e capacidade para transportar até 150 pessoas está em operação em uma empresa de São Bernardo do Campo (SP) e o teste deve se estender para outros centros urbanos nos próximos dois anos. Ricardo Alouche, diretor de vendas da marca, anunciou para 2012 o lançamento do Volksbus articulado VW 26.330 OTA, chassi produzido sob medida para os corredores e sistemas BRT que serão implantados no Brasil.
Escolar – Mesmo sem a vocação para o transporte de massa, a italiana Iveco está utilizando a feira para apresentar o novo CityClass Escolar capaz de transportar 29 alunos. No evento, a montadora anunciou que o modelo chega ao mercado respaldado com um contrato de vendas de 770 unidades para o Programa Caminhos da Escola do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), pertencente ao Ministério da Educação.

Na parte das encarroçadoras, a Comil trouxe os lançamentos Svelto Piso Baixo (PB) e Doppio modelo 2012. Esta é a primeira vez que a Comil, empresa com sede em Erechim (RS), lança no mercado um modelo piso baixo. Segundo a empresa, o veículo PB foi projetado pensando na demanda das cidades sede da Copa de 2014, onde funcionarão os sistemas BRT e outros de corredores exclusivos.