STTrans monta esquema especial de trânsito para a Romaria da Penha nesse sábado

Por PB Agora Um esquema especial foi montado pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) para atender a população em função da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que todos os anos atrai ...
Por PB Agora
1313331915242 agente de transitoUm esquema especial foi montado pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) para atender a população em função da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que todos os anos atrai milhares de fiéis à praia com o mesmo nome, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Penha. A procissão terá início às 22h do sábado (26) e a STTrans designou 86 servidores entre agentes de trânsito, fiscais de transportes e pessoal de apoio para dar suporte ao evento e segurança aos fiéis que irão acompanhar o cortejo.

O trecho da Avenida João Machado entre a Rua das Trincheiras e a Rodrigues de Aquino será interditado a partir das 15h do sábado (26) para a concentração dos fiéis e organização do evento. Também no sábado, o entorno do Santuário de Nossa Senhora da Penha será interditado ao tráfego de veículos a partir das 16h, apenas os moradores cadastrados e o pessoal envolvido na organização da romaria terão trânsito livre no local.
mapa romaria penha%255B5%255D
Mapa da Procissão da Penha
Após o início do deslocamento da romaria, os agentes de trânsito serão remanejados para os outros pontos por onde seguirão os fiéis efetuando os bloqueios e os desvios necessários para a segurança do trânsito. As vias que terão maior número de agentes serão; Avenida Pedro II, Via Expressa Padre Zé, Principal dos Bancários (João Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo Brandão) e Avenida Hilton Souto Maior a partir da entrada de Mangabeira até o Santuário de Nossa Senhora da Penha.
A equipe de transporte vai controlar a saída/embarque/desembarque nos ônibus, principalmente após o término da procissão, na Praia da Penha. O esquema da STTrans vai funcionar a partir das 19h do sábado (26) às 7h do domingo (27). De acordo com Paulo Silveira, da Divisão de Transportes da autarquia, será feito todo um trabalho para causar o mínimo transtorno possível ao usuário do transporte coletivo. “O itinerário dos ônibus bacurais – que circulam durante a madrugada, por exemplo, será modificado à medida que o cortejo for passando, voltando ao normal em seguida”, explicou.
O superintendente da STTrans, Nilton Pereira de Andrade, disse que o plano montado visa o conforto e a segurança dos fiéis que participam do maior evento religioso da Capital. “Estaremos atentos no trânsito e no transporte para que tudo transcorra na normalidade”, disse Nilton Pereira.

A romaria da Penha tem um percurso de 14 quilômetros: sai da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, no Centro, e depois os fiéis passam pela avenida Dom Pedro II, trevo universitário, principal do bairro do Castelo Branco, passam pelo contorno da entrada do bairro de Mangabeira e seguem pela Avenida Hilton Souto Maior, que dá acesso à Praia da Penha. A previsão de chegada é às 4h, na Praça Oswaldo Pessoa, onde vai ser celebrada uma missa campal pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Trânsito na Igreja de Lourdes (concentração) – O trecho da Av. João Machado entre a Rua das Trincheiras e a Rua Rodrigues de Aquino será interditado a partir das 15h. As áreas de isolamento na concentração serão estendidas conforme o aumento do público, devendo o fluxo da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Tabajaras (Praça Castro Pinto), ser interditado a partir das 20h. Após a interdição do cruzamento entre a João Machado e a Tabajaras, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro, deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva. Os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas, após o fechamento do cruzamento na Diogo Velho com João Machado, deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino, cruzar a Rodrigues de Aquino indo até a Nina Lima retornando para as Trincheiras.

Ônibus extra – A STTrans solicitou às empresas de transportes coletivos da Capital um reforço das linhas de ônibus durante a realização da Romaria da Penha. De acordo com a Diretoria de Transportes da autarquia, as empresas Transnacional e Marcos da Silva vão disponibilizar ônibus extras, oferecendo maior comodidade àqueles que participarem do evento religioso. A Transnacional colocará mais 70 veículos (se necessário, outros dez ônibus serão disponibilizados, dependendo da demanda) e a Marcos da Silva, mais 35. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, nas proximidades do antigo posto de combustíveis “Federal”.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.