Ônibus: veículo que transporte sonhos e felicidades

Por PB Agora A vida de estudantes, trabalhadores, consumidores, famílias são muitas histórias transportadas pelos ônibus coletivo da Grande João Pessoa. Quilometros e paradas mil distanciam os ...
Por PB Agora
100 2446A vida de estudantes, trabalhadores, consumidores, famílias são muitas histórias transportadas pelos ônibus coletivo da Grande João Pessoa.

Quilometros e paradas mil distanciam os passageiros dos seus destinos, seja para o trabalho, para conquistar o pão de cada dia, ou para o nascimento de uma vida, seja pela busca da cura de alguma doença, ou a caminho de algum tratamento de saúde, lutando por um futuro melhor através dos estudos, do esporte, da arte, ou até mesmo uma compra de presente para alguém especial. São muitos motivos que levam as pessoas a se locomoverem de ônibus, mas todas as realidades e sonhos são transportados por este veículo todos os dias.

A população faz críticas ao transporte coletivo da Grande João Pessoa. Atrasos por exemplo. Indagam se a frota não poderia ser mais numerosa em horários de grande fluxo de passageiros, ou mais limpos em dias de chuva. No entanto, sem dúvida, os ônibus daqui são os melhores do Nordeste devido a sua constante renovação, numerosas unidades de transporte de pessoas com necessidades especiais e os sistemas de integração e integração temporal que beneficiam aqueles que precisam pegar mais de uma condução para chegar ao seu destino.
DSC04384
Atualmente, o sistema de transporte pessoense conta com uma frota de 517 ônibus, cujos veículos estão distribuídos em 86 linhas que trafegam pelos bairros da Capital. No total, o sistema de transporte público de João Pessoa possui 60 linhas radiais, 20 circulares e seis são destinadas exclusivamente à integração dos passageiros nos bairros. Para atender a demanda e a dinâmica de funcionamento do sistema, parte da frota, exatamente 158 veículos, são ônibus eficientes.
E quem trabalha nos ônibus tem sua rotina de trabalho bem movimentada. Não bastando exercer sua função, motoristas e cobradores fazem parte da vida de quem transporta, seja ouvindo as histórias ou presenciando momentos dos passageiros, ou até mesmo sendo parte da realidade das pessoas que passam pelo seu coletivo. Alguns destes profissionais se casam com pessoas que conheceram no seu ambiente de trabalho. Histórias de amor e de vida passam nos ônibus da grande João Pessoa.
Realidades de superação como os dos portadores de necessidades especiais que se deslocam principalmente para a Funad, ou de atletas para seus treinos, estudantes rumo a universidade, mães para pré-natal, homens e mulheres em direção ao trabalho. Um destaque é a chegada de motoristas mulheres que em pouquissímo número já embelzam os coletivos com sua beleza e competência como na empresa Santa Maria onde vi uma destas profissionais, local antes só ocupado exclusivamente por homens.
onibus+adaptado
Não vou aqui personalizar nenhum sonho ou história de vida de alguém porque são milhares de vidas que passam pelos ônibus e todos fazem parte deste que é um dos maiores orgulhos de João Pessoa, o transporte coletivo, os nossos ônibus de cada dia, veículo que transporta sonhos e realidades, centenas de viagens, histórias e milhares de vidas que passam por este caminho dia a dia.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.