CG: STTP apresenta à população da Palmeira projeto do binário da rua 15 de Novembro

Por Prefeitura da Cidade de Campina Grande O segundo semestre de 2011 para a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), da Prefeitura de Campina Grande, tem sido marcado por ...
Por Prefeitura da Cidade de Campina Grande
STTP1 08%255B10%255DO segundo semestre de 2011 para a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), da Prefeitura de Campina Grande, tem sido marcado por importantes ações de mobilidade urbana, realizadas nas principais artérias do município. As mudanças foram implementadas em ruas do bairro de São José, como também na rua Epitácio Pessoa e, recentemente, na rua João Suassuna, sempre com objetivo de promover a segurança nas vias e, principalmente, oferecer segurança aos pedestres.


A partir do próximo dia 20, o bairro da Palmeira receberá um relevante projeto viário, que oferecerá melhor fluidez no tráfego de veículos. Será a implantação do binário das ruas 15 de Novembro e Ana Azevedo. De acordo com o projeto, elaborado pelas equipes técnicas de trânsito, transporte e de sinalização, o órgão já está executando todos os serviços de sinalização horizontal e vertical, necessários para a segurança de pedestres e motoristas.

Antes mesmo do início das mudanças da circulação de veículos naquele bairro, a STTP esteve reunida com a população, em reunião realizada na última quinta-feira à noite, 03, na SAB da Palmeira. Naquele momento, e numa discussão participativa também com sócios do Clube de Mães, o superintendente da STTP, Salomão Augusto, apresentou um preâmbulo do que estava sendo elaborado pelo órgão para as reais alterações do trânsito das principais artérias daquele bairro, sempre colocando a segurança do pedestre em primeiro lugar.

“Estivemos reunidos com a população daquele bairro, para que, num amplo debate, a gente discutisse a melhor forma de a STTP levar mais segurança ao pedestre, e realizar as melhorias necessárias e preventivas para um trânsito mais humanizado. Essa é a nossa forma de trabalhar”, disse o superintendente Salomão Augusto.

Com a execução do projeto do binário da rua 15 de Novembro, outras ruas também serão beneficiadas, a exemplo a Rua Professor Balbino, que recebeu asfaltamento por meio do programa Vias Abertas. As alterações no trânsito daquele bairro atendem às solicitações da comunidade, destinadas ao setor de engenharia de trânsito da STTP, através de demandas do Orçamento Participativo, beneficiando pedestres e motoristas que trafegam diariamente pela região, abrangendo bairros como Palmeira, Jeremias, Araxá e parte do bairro do Monte Santo.

cabral+em+campina+grande+vip+II
A Rua 15 de Novembro será mão única, no sentido centro bairro, com retorno pela rua Ana Azevedo, sentido bairro centro. Para a implantação do sistema binário, já estão sendo executados os serviços de sinalização vertical (placas e postes) e sinalização horizontal (tintas, tachões e gelos baianos), com pinturas de setas, linhas de eixo, bordo, legendas, estacionamentos e canalização, entre outros. Assim como, serão realizados trabalhos de retirada de sinalização dos fluxos desativados; remanejamento de abrigo e paradas de transportes coletivos e orientação aos usuários do trecho sobre a mudança. Posteriormente, será implantada a fiscalização, que será, em princípio, essencialmente educativa.
Transporte coletivo: As rotas de transporte coletivo também serão alteradas com a implantação do binário, apenas no sentido bairro centro, objetivando a completa execução do projeto. Conforme as alterações programadas, as linhas 910 e 555 terão o seguinte itinerário a partir do dia 20: rua Quinze de Novembro, rua Professor Balbino, rua São João, rua Desembargador Azevedo, rua Quintino Bocaiúva e rua José Lins Do Rêgo, depois seguindo pelo trecho normal. As linhas 505 e 910, no sentido centro bairro não sofrerão alterações de rota.
Campanha educativa: A STTP já colocou, por todo o trecho do binário, faixas e banners orientando os motoristas sobre as mudanças de tráfego de veículos na rua 15 de Novembro, e, em breve, estará realizando uma campanha educativa junto aos pedestres, com equipes do NEAC (Núcleo de Educação e Atendimento ao Cidadão), no intuito de informar a população sobre as mudanças que estarão ocorrendo no trânsito daquele bairro.

De acordo com informações da gerente de transportes da STTP, Marília Santiago, também será disponibilizada  uma equipe de fiscais de transportes para orientar os usuários de ônibus sobre as mudanças que ocorreram no itinerário do sistema de transporte coletivo daquele local.  A campanha também será executada por um efetivo de agentes de trânsito, que estarão informando aos condutores de veículos que trafegam naquele trecho e nas residências dos moradores, nas ruas que estão sendo beneficiadas com a implantação deste projeto.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.