Paraíba Bus Team ® no 18º Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito e VII Intrans

Por JC Barboza
Tendo a Mobilidade Urbana como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável do país, a Associação Nacional de Transportes Públicos promove, entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, o 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e a VII Intrans (que é a exposição internacional de transporte e trânsito). A Paraiba Bus Team ® participou do evento representada pelo seu idealizador JC Barboza. Confiram aqui com exclusividade a cobertura desse evento!
Viale BRT, a novidade da encarroçadora gaúcha Marcopolo, presente no Evento no Rio de Janeiro/RJ

O evento realizado no Centro de Convenções Sulamérica no centro do Rio de Janeiro/RJ contou com a participação de várias empresas como as montadoras Mercedes-Benz, Volvo e MAN Latin America, as encarroçadoras Neobus e Marcopolo, entre outras fornecedoras de equipamentos como a Tacom e Prodata. Os Congressos promovidos pela ANTP tem sido momentos privilegiados para mobilizar e aprovar os rumos políticos para o setor e para a entidade.
Chassi 17.280 OT Low Entry (piso baixo), da Volkswagen / MAN, sendo exposto ao público
Neste 18º Congresso, a entidade está propondo centrar o debate em torno da Mobilidade Urbana como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável de nosso país. Neste momento em que o Brasil está sendo colocado como um dos protagonistas da superação da crise econômica mundial e se coloca no cenário mundial como um país do futuro, e neste momento em que uma parcela importante das atenções do mundo se volta para o país que receberá a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o 18º Congresso pretende tratar dos temas que são fundamentais para promoção de uma mobilidade urbana que dê sustentação a um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável para as cidades brasileiras.
Em um ambiente recheado de empresários, responsáveis por sistemas de transportes de diversas cidades do país e demais interessados no assunto, o evento mostrou as mais recentes novidades entre produtos e serviços oferecidos para a constante melhora do transporte coletivo de passageiros.
A Marcopolo juntamente com a Mercedes-Benz mostraram no evento o novíssimo Viale BRT, modelo articulado montado sobre o chassi MBB O-500 MA. O Viale BRT foi concebido com conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.
Viale BRT, da Marcopolo

A Neobus apresentou suas soluções para o transporte com o Mega BRT (modelo que está sendo bastante investido em Curitiba/PR) com chassi MBB O-500 MA e o Mega BRS (modelo bastante investido pela empresa do Rio de Janeiro Translitorânea Turística) com motorização Scania K230).
À esquerda, Neobus Mega BRS no evento; à direita, o Mega BRS numa foto ampla, detalhando seu design.

Interior do Mega BRT, modelo articulado da encarroçadora Neobus
Painel do Mega BRT, com chassi M-Benz O-500 MA. Detalhe para os monitores ao lado do volante
Painel do Mega BRS, versão convencional do modelo próprio para BRT da Neobus
Interior do Mega BRS
Interior do Mega BRT

A Volvo do Brasil levou seu modelo 7700 com chassi Volvo B5L híbrido, uma solução para diminuição dos gases poluentes. Ele tem como algumas características ser silencioso durantes as paradas e ter zero emissão e zero consumo nas arrancadas.
A Volvo desenvolveu uma solução própria de tecnologia híbrida. O Volvo Híbrido tem uma configuração híbrida paralela, o que significa que o ônibus tem um motor diesel e outro elétrico, que tracionam de forma silenciosa ou independente. Ao arrancar, o ônibus é movido pelo motor elétrico. O alto torque proporciona uma partida macia e silenciosa. A partir do momento em que uma determinada velocidade é atingida, aproximadamente 20 Km/h, o motor diesel entra em operação. Quando o veículo está parado, seja no trãnsito, em paradas de embarque ou em semáforos, o motor diesel é desligado. Para isso, uma avançado sistema de controle regula a aplicação de recursos de potência. As duas fontes de energia interagem de maneira otimizada.
Ele possui o motor volvo D5E movido a diesel de quatro cilindros, 5 litros e potência de 210 cv. Transmissão Volvo I-shift de 12 marchas extremamente eficiente para soluções híbridas. O software da caixa interage com o sistema híbrido de forma a otimizar o desempenho e a eficiência em tráfego urbano. Suas baterias de ion-lítio, com controle de temperatura, proporcionam armazenamento eficiente de energia.
Já a MAN Latin América mostrou o modelo articulado Lions City G que começou a rodar em teste em agosto na cidade de São Paulo. O veículo foi produzido na Polônia e importado para testes no Brasil. Possui motorização de 360 cavalos de potência e tem capacidade para transportar até 150 passageiros. Além disso apresenta piso totalmente baixo, sem nenhuma escada.
MAN Lions City, em fase de testes na empresa Metra – Sistema Metropolitano de Transporte de São Paulo/SP
Interior do ônibus da MAN, fabricado na Polônia
Gostaríamos de agradecer a ANTP pela oportunidade de podermos participar do evento. E que venha o próximo evento!!!

One Reply to “Paraíba Bus Team ® no 18º Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito e VII Intrans”

  1. Heita parabéns pela a super cobertura desse belo e mega evento do transporte coletivo. Parabéns pelas as fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.