Por Paulo Rafael Viana
Com algumas informações do site do Canguru
Atenção, atenção; assaltantes de ônibus, caloteiros, cobradores Pac-Man, vândalos e similares! A Viação São Jorge, assim como muitas empresas do Brasil, está investindo na segurança e fiscalização de sua frota através de câmeras de gravação de imagens internas dos ônibus de sua frota. Os equipamentos da marca Canguru estão sendo bastante utilizados em todo o Brasil e são avaliados como positivos por parte das empresas de ônibus que utilizam o sistema.
Muitos dos ônibus da frota da São Jorge já estão com o equipamento instalado e em perfeito funcionamento. O objetivo da câmera é evitar assaltos e fiscalizar a evasão de receita das passagens pagas pelos passageiros. Vale salientar que, caso o assalto aconteça, as imagens podem ser usadas pela Polícia para investigar e procurar o assaltante através das imagens gravadas.
Empresas como a Transnacional e Reunidas costumam usar o Canguru filmando a entrada da porta dianteira e traseira, além de filmar todo o itinerário para saber o local exato do fato ocorrido. Já a São Jorge preferiu por capturar imagens da entrada da porta dianteira e traseira e também uma visão ampla de quem está antes da catraca / roleta.
Alguns dos ônibus da Viação São Jorge já dispõem do equipamento Canguru instalado. A exemplo, podemos citar o 0207, 0208, 0241, 0223, 0224, 0299, dentre outros.
Antes de fazer coisa errada, lembre-se: o Canguru está de olho em você!
![]() |
Um do ônibus que já dispõem do equipamento de segurança de gravação de imagens Canguru |
Sobre o equipamento (por site Canguru)

Desse modo as empresas conseguem uma maior proteção para sua frota, diminuindo o número de assaltos nos ônibus e coibindo a ação de caloteiros e cobradores Pac-Man (come-come), podendo ter mais dinheiro para assim manter a frota, pagar funcionários e melhorar a qualidade do serviço prestado.
Conheça mais sobre o Canguru: sua história, funcionamento, equipamentos, clientes e muito mais no site da empresa:
Saudades da TECBUS…