Vídeo amador flagra defeito no elevador de ônibus em João Pessoa

Por G1 Paraíba Um passageiro de transporte coletivo de João Pessoa flagrou uma falha no elevador que possibilita o acesso dos cadeirantes a um ônibus da linha Bancários (3510). Alysson Alcântara, ...
07177 transnacional viale of 1722 asif938ru091klas
Um passageiro de transporte coletivo de João Pessoa flagrou uma falha no elevador que possibilita o acesso dos cadeirantes a um ônibus da linha Bancários (3510). Alysson Alcântara, morador do bairro dos Bancários, fez o vídeo no dia 18 de agosto e narrou que um cadeirante pediu parada no bairro do Castelo Branco, mas o ônibus ficou impossibilitado de seguir viagem devido à falha no mecanismo.

Ele explicou que o cobrador, logo que viu o cadeirante, já se perguntou: “eita, será que vai pegar?”. A rampa desceu e subiu normalmente, mas, depois que o passageiro com deficiência entrou no ônibus, uma parte da rampa ficou do lado de fora do veículo, impedindo o fechamento da porta.

Já que o ônibus não pode seguir viagem com a porta aberta, todos os passageiros foram obrigados a deixar o veículo e esperar por um novo coletivo. Alysson disse que, como estava com pressa, entrou em um ônibus da linha 514 que vinha logo atrás e não viu se o cadeirante conseguiu chegar ao destino desejado. “Você entra achando que o ônibus é novo e acontece algo assim. Logo essa linha (3510), que já demora muito pra passar”, reclamou.

reproducao video 07177 smkanf1o992a
O supervisor de tráfego da Transnacional, José dos Santos, informou que o ônibus de número 07177, que apresentou defeito, vai ser encaminhado à manutenção. Ele explicou, ainda, que defeitos mecânicos acontecem mesmo com veículos novos e que todas as linhas da empresa têm unidades com acesso para cadeirantes. João Pessoa tem 138 veículos coletivos chamados eficientes. Esse número é aproximadamente 30% do total, mas, segundo o diretor de transporte da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), Adalberto Araújo, a intenção é que toda a frota seja adaptada para pessoas com algum tipo de deficiência.

Adalberto informou que nem todas as linhas possuem ônibus eficientes, mas que a distribuição foi feita com base na demanda. A linha Bairro dos Estados, por exemplo, tem mais veículos do tipo porque leva passageiros à Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad). Ele explicou que existem ônibus que o elevador nunca sequer foi usado. Esses veículos são remanejados para linhas com maior demanda. Caso haja necessidade, o passageiro pode entrar em contato com a STTrans para solicitar um ônibus eficiente em uma determinada linha.

____________________
Até a próxima postagem, amigos visitantes, obrigado pela sua visita, até mais!
contato? dica? sugestão? crítica? Clique aqui e veja como nos contatar.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.