População nas ruas contra o aumento tarifário – 3º Dia

Olá amigos visitantes, como primeira postagem do ano aqui no Blog, já desejo aqui muitas felicidades e conquistas a todos nesse ano de 2011. Agora vamos à postagem…
Como alguém deve ter percebido, mudei o ínicio do título da postagem que vim repetindo nas 2 postagens anteriores sobre os 2 atos ocorridos dia 29 e 30 de Dezembro. O motivo é porque, como os que compareceram puderam notar, a manifestação não é mais só dos estudantes, e sim de e por toda a população da cidade. Por isso, o título agora é “População nas ruas…”.
E o que vinha sendo combinado há alguns dias, se realizou nesse dia 6 de Janeiro de 2010. Cheguei para acompanhar e cobrir a manifestação às 14:47, e só tinha 4 sentados num banco na Praça Pedro Américo. Fiquei junto, e aos poucos foram se aproximando mais estudantes, representantes de associações comunitárias, trabalhadores, e outros para se juntarem ao manifesto:

Reunião de início na Praça Pedro Américo, inicialmente cerca de 120 pessoas

Foram levados à manifestação 3 bonecos de pano recheados com papel amassado, e segundo as pessoas que levaram, os bonecos representam Laura Farias (superintendente da STTrans), Mário Tourinho (da AETC) e os donos das empresas de ônibus, respectivamente. Foi uma forma que os manifestantes encontraram de chamar a atenção da população e principalmente desses 3 setores citados:

Boneco estilo “Malhação do Judas”, representando os donos das empresas de ônibus

Como visto no boneco nessa foto acima, lê-se a sigla UEPA, que significa “União Estudantil Pela Acessibilidade”, que segundo os manifestantes, é uma espécie de milícia dos empresários para “censurar” os cartazes que vinham sendo colados na cidade, cobrindo por cima os cartazes da manifestação.
E ao fechar a avenida, no cruzamento da Avenida Padre Azevedo com a B. Rohan, o trânsito, como era de se esperar, ficou super caótico, e aproveitando o momento, alguns manifestantes saíram entre os ônibus parados distribuindo panfletos divulgando o aumento “na calada da noite” como definiram, e colando cartazes nos ônibus:

Cola branca e panfletos colados em portas, carroceria, vidros, dos ônibus

Manifestantes bloqueando a Avenida Padre Azevedo

A manifestação recebeu o apoio da população que se encontrava passando na rua no momento, e também os que estavam já dentro dos ônibus, que mesmo atrasados, em pé nos ônibus lotados, não deixaram de apoiar o manifesto, como esse rapaz dando tchauzinho dentro desse ônibus da São Jorge para a câmera:

Detalhe para o cidadão acenando positivamente de dentro do ônibus, no vidro dianteiro

Lá mesmo no cruzamento, a população queimou 2 dos bonecos (representando os empresários e Laura Farias no momento). E saíram, com carro de som, cartazes e mais pessoas em passeata, passando pelo Túnel Damásio Franca, em direção à Lagoa, o Centro da Cidade. No Túnel Damásio Franca, havia mais pessoas tanto emcima como mostra a foto embaixo, como no antigo shopping popular que hoje é invasão de pessoas carentes, que lá de cima acenavam apoiando:

Boneco sendo queimado e manifestantes rodando dizendo gritos de ordem

Em passeata para a Lagoa

Detalhe para a população emcima do túnel, que apoiou o movimento e muitos acompanharam até a Lagoa

Frente da passeata

Chegando no Anel Interno da Lagoa, fecharam o trânsito, obrigando depois de um tempo o trânsito ser desviado pelo Anel Externo, que levou todos os manifestantes a se deslocarem para o semáforo, bloqueando de vez a passagem de veículos em geral.
Ônibus foram pichados (tanto com jet, como com Pillot), cartazes colados e distribuídos. Os manifestantes receberam o apoio do atual Deputado Estadual mais votado do estado, o Toinho do Sopão (PTN/PB) que tem o projeto “Sopão da Solidariedade”, que ajuda pessoas mais necessitadas na Lagoa. E também populares mais divertidos estavam por lá, para dançar no meio do cruzamento como o trabalhador na foto abaixo:

Lagoa do Parque Solón de Lucena parada

Ônibus da linha 1001 pichado com os dizeres “REDUÇÃO DA TARIFA JÁ”

Cidadão animado dançando contra o aumento

Ônibus da Trans. Nacional pichado na lateral e na dianteira

Então o 3º e último boneco que faltava, que representava Mário Tourinho (AETC), foi queimado no meio do cruzamento. Os manifestantes fizeram um cordão de braços dados, e fecharam todas as passagens possíveis, e por volta de 18:40 hs, todos se dirigiram rumo à Integração do Varadouro, para invadirem e entrar de graça. Estava presente na frente da Integração o CHOQUE da Polícia Militar, mas nada fizeram nem eles nem a administração do terminal para barrar a entrada, pois havia mais de 200 pessoas, entre estudantes e trabalhadores, e seria difícil de conter:

Boneco representando Mário Tourinho (AETC) sendo queimado

Em direção à Integração do Varadouro

Depois que todos invadiram o terminal gratuitamente

Até a próxima postagem, amigos visitantes, seja mais alguma pequena cobertura minha ao manifesto ou outra matéria, obrigado pela sua presença;
contato? dica? sugestão? crítica? Clique aqui e veja como nos contatar.
________________________________

Participem da comunidade no Orkut que leva a busologia paraibana em primeiro lugar
CLIQUE AQUI E PARTICIPE JÁ!

One Reply to “População nas ruas contra o aumento tarifário – 3º Dia”

  1. diamantino disse:

    vai tomar no cu esses estudante fir de uma rapariga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.