† R.I.P. Boa Viagem †

Olá pessoal, bem-vindos novamente. Depois da matéria anterior sobre o serviço Opcional da cidade de João Pessoa, vamos hoje com uma postagem simples. Sobre a mais recente empresa extinta da capital paraibana: a Boa Viagem.
A Boa Viagem começou com uma nova administração por parte do Grupo A. Candido, no começo desse corrente ano. E logo de cara saiu renovando a frota mal conservada anterior, e trazendo mais carros novos. Trouxe logo 4 Apache Vip II, os primeiros da cidade, e são os 4 de 5 existentes na cidade (1 na Reunidas).
Logicamente, mudou de pintura. Saiu da pintura branca com o logotipo “BV” pra um padrão de pintura azul, branco e um arco (no caso da BV, laranja) separando essas duas cores.

Desde o começo da nova administração até o recente dia 3, Domingo que iniciou essa semana, a empresa continuou com o nome da administração antiga. Até que na Segunda-feira, dia 4, se noticiou que já tinham carros com o novo nome: Santa Maria. Eu até noticiei aqui no Blog numa postagem sobre a mudança do nome que fiquei sabendo através de um cobrador, e fui na garagem pra confirmar a novidade, além de outros boatos que já não foram verídicos.
E de Segunda-feira pra cá, os carros estão tendo os nomes substituídos. Muitos já estão assim, e ontem eu vi já um Vip II com o novo nome, pena que foi de longe e não dava pra fotografar.
Esse nome, Santa Maria, vem da devoção do Grupo A. Candido a Nossa Senhora, que em todos os carros da TransNacional e Reunidas e também na Santa Maria, possuem uma imagem da Santa no vidro atrás do motorista. E como o Josivandro Avelar esclareceu num tópico, o motivo do nome e da pintura tem uma ligação: azul-claro, a cor do manto de Nossa Senhora.
Já a Santa Maria de Natal/RN, possui a mesma pintura da TransNacional daqui, mas não possui relação alguma com o nome…

Agora, aqui embaixo, vocês podem conferir algumas fotos da extinta Boa Viagem, que prestou serviço por mais de 14 anos na cidade de João Pessoa e Conde, e da nova Santa Maria.
Minha primeira foto de um Santa Maria
Induscar Foz Super da antiga Boa Viagem
Minha última foto de um Boa Viagem
Uma das minhas últimas fotos da Boa Viagem: uma dupla
Viale MBB OF-1417 da Boa Viagem
Primeiras relíquias da Boa Viagem – Administração antiga
Minha segunda foto de um Santa Maria
06030 – O último carro com a pintura antiga a ser pintado de azul
Minha última foto de um antigo BV em Maio/2010
Essas 2 últimas fotos eu tirei em Maio desse ano no T.I. do Varadouro. Foi o último que vi com a pintura da administração anterior rodando, e fiquei sabendo que era o último na época. Corri pra tirar a foto, e na pressa, ficaram cortadas, mas está aí o registro.
† R.I.P. Boa Viagem †
E que seja bem-vinda a Santa Maria, pra dar continuidade ao serviço que a Boa Viagem vinha prestando.
Depois, quem sabe, teremos uma postagem sobre a trajetória dessa ótima empresa.

4 Replies to “† R.I.P. Boa Viagem †”

  1. Josivandro disse:

    E a Boa Viagem acabou de chegar ao fim definitivamente. Já não é mais possível ver nenhum carro com o nome "Boa Viagem".

  2. luanny viana disse:

    Pois éh ,já faz parte do nosso passado,virou um setusa,para as gerações futuras.

  3. Olá P. Viana, Sou Despachante na Transportes Boa Viagem, agora, Santa Maria Há 10 anos e já passei por vários setores da empresa, principalmente no Setor de Tráfego e, sem falsa modéstia me credencio a esclarecer uma curiosidade sobre a pintura da nossa empresa: O arco de cor (amarela) que separa a cor Azul da cor Branca quer dizer que os ônibus trafegam em linhas Intermunicipais, já o arco de cor (laranja) quer dizer que eles trafegam em linhas regidas pelo Sttrans.

  4. Olá amigo;

    muito obrigado pela sua visita e comentário no Blog RockerrBus, volte sempre por lá 🙂

    Interessante essa sua curiosidade sobre as cores do arco; eu achava que era um erro na tonalidade na hora de pintar, mas agora que tou reparando bem nisso. Eu estou lembrado que o arco nos carros Apache Vip II (06033, 06034, 06035, 06036) eram amarelos há alguns meses atrás, mas pintaram pra laranja.

    Obrigado e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.