Santa Maria padroniza ônibus com as cores da Navegantes, mas não segue o projeto original

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: Josivandro Avelar / Divulgação A Santa Maria foi a terceira empresa das quatro do Consórcio Navegantes a padronizar os seus ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Josivandro Avelar / Divulgação

2016-05-01 14.47.34-1

A Santa Maria foi a terceira empresa das quatro do Consórcio Navegantes a padronizar os seus ônibus. Os dois primeiros a serem padronizados são os carros 06022 e 06030, que irão fazer a linha 9901-Valentina/Mangabeira. Só que a pintura feita pela Santa Maria não segue o projeto original da identidade visual do consórcio, tendo detalhes modificados pela empresa.

A São Jorge e a Marcos da Silva seguiram o projeto original, tendo seus ônibus padronizados de forma idêntica. Só que a Santa Maria promoveu modificações no projeto de Lucas Rodrigues. A pintura dianteira previa que as duas colunas fossem pintadas na cor azul, sendo o capô dianteiro branco. Nos padronizados da Santa Maria parte do capô é pintada de azul.

O mesmo azul pode ser visto na parte superior da traseira do ônibus, que originalmente não tem detalhes de destaque nessa cor.

A Santa Maria ainda estabeleceu suas próprias tipologias no padrão que deveria ter uma só – TW Cen MT ou Avant Garde. O nome é escrito na tipologia Bahamas – tal como nas identificações das antigas pinturas das empresas – e o prefixo, na mesma tipologia que a empresa já utilizava na pintura própria, a Bookman Old Style, empregada também na TBS e na Santa Maria natalense.

untitled

As diferenças não páram por aí; o logotipo da Prefeitura de João Pessoa foi colocado pela Santa Maria na lateral dianteira do veículo, antes do nome da Navegantes. Originalmente o logotipo da Prefeitura de João Pessoa deveria estar abaixo ou após a barra de cor azul da lateral, dependendo do veículo. A empresa ainda centralizou os elementos da traseira, que originalmente são do lado esquerdo da mesma, bem como a numeração traseira que deveria estar próxima dos elementos no lado direito, está no local onde os A.Cândido costumam colocar a numeração em um Torino 2007, caso deste ônibus.

2016-05-01 14.48.01-1

A Santa Maria caracteriza os seus ônibus em Campina Grande, nas garagens do Grupo A.Cândido, onde também são feitas as padronizações da Unitrans. A São Jorge e a Marcos da Silva fizeram por aqui mesmo suas padronizações. Falta a Mandacaruense apresentar a padronização de seus ônibus, e certamente a empresa deve seguir o projeto original.